Estado inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite

Imunização deve atingir 3,1 milhões de crianças de zero a cinco anos

sáb, 20/08/2005 - 11h28 | Do Portal do Governo


Com uma grande festa no Parque Villa Lobos, zona Oeste da Capital, o governador Geraldo Alckmin abriu oficialmente a Campanha de Vacinação contra Poliomielite neste sábado, dia 20, na zona Oeste da Capital. As crianças que foram ao parque, além da imunização, também ganharam balões e bolas, brincaram no tobogã, aproveitaram o dia de sol e tiveram a companhia de Zé Gotinha e Maria Gotinha, mascotes da campanha.

Apesar da pólio estar erradicada no Estado de São Paulo desde 1.988 e o último caso no Brasil ter ocorrido em 1.989, ela ainda existe em alguns países da África e Ásia. Por isso, todas as crianças de zero a cinco anos precisam ser vacinadas. Alckmin salientou a importância da vacinação. “São apenas duas gotinhas, que não doem nada. É um ato de amor à criança, que evita uma doença grave e às outras crianças, porque a imunização protege o conjunto das crianças” alertou.

Durante todo o sábado, 14 mil postos, com 37 mil profissionais e 4,5 milhões de dose de vacinas contra pólio, vão estar disponíveis para a população no Estado. Esta é a segunda fase da campanha, a primeira foi realizada em junho, e a meta é vacinar 3,1 milhões de crianças com menos de cinco anos. O número corresponde a 95 % dos 3,3 milhões de crianças nesta faixa etária.

Qualquer criança pode receber a vacina, mesmo que não esteja bem de saúde, com gripe ou febre. A única restrição é feita àquelas que estão imunodeprimidas, que fazem quimioterapia ou imunoterapia. “É fundamental manter a vacinação. Quantas crianças morreram de poliomielite, porque o vírus ataca as células nervosas. Outras tiveram seqüelas, ficaram com paralisia. A vacina tem um excelente resultado”, destacou Alckmin.

O governador também reforçou a necessidade dos pais apresentarem a caderneta de vacinação, pois se houver alguma em atraso, podem aproveitar para colocá-la em dia. Os postos fixos da Secretaria de Saúde estão capacitados para esse atendimento.

É importante que todas as crianças com idade abaixo de cinco anos tomem a vacina, mesmo que já tenham tomado a primeira dose. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia.

Postos fixos e volantes estarão atendendo até as 17 horas.

Jaina Carvalho