Estado inicia as obras de ampliação da Linha 2 do Metrô

Novo trecho vai ligar a estação Ana Rosa com a região do Ipiranga

qua, 31/03/2004 - 16h18 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin acionou os primeiros equipamentos de perfuração dos túneis que serão escavados para o prolongamento da Linha 2 (Verde) do Metrô, ligando a estação Ana Rosa até a região do Ipiranga, na manhã desta quarta-feira, dia 31.

O prolongamento da Linha 2 vai em direção à Chácara Klabin (com estação na esquina das ruas Vergueiro – altura do nº 3.630- com a desembargador Aragão) e Imigrantes (com estação na esquina das ruas Saioá com Breno Ferraz). Nesta primeira etapa, serão construídos 2,9 quilômetros de via que vão exigir recursos do Governo do Estado de R$ 462 milhões, dos quais R$ 111,1 milhões já estão assegurados para este ano. O término desse trecho está previsto para abril de 2006. Quando pronto, vai transportar 35 mil passageiros/dia.

Para chegar definitivamente ao bairro do Ipiranga, a extensão da Linha 2 terá uma segunda etapa, com a execução de mais 2,2 quilômetros de vias e duas estações: Ipiranga (nas esquinas da avenida Gentil de Moura com a rua Visconde de Pirajá) e Sacomã (nas esquinas das ruas Greenfeld com Agostinho Gomes). Também serão construídos um pátio de manutenção e um estacionamento de trens, na extremidade da linha. As obras nestas estações vão consumir recursos na ordem de R$ 1,02 bilhão e deverão ser iniciadas após a conclusão da primeira fase em 2006.

Além da expansão da Linha 2, informou o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, o Governo do Estado conseguiu um financiamento de US$ 418 milhões, metade obtido com o Banco Mundial (BIRD) e a outra com o banco japonês JBIC, que serão consumados ao longo de 42 meses na construção da Linha 4, ligando a Estação da Luz até o bairro de Vila Sônia. Esta obra deverá começar ainda neste semestre onde serão construídos 13 quilômetros de vias. Para esta execução, Alckmin disse que o Governo já gastou R$ 36 milhões em desapropriações.

Somando-se os 2,9 quilômetros da Linha 2 com os 13 quilômetros da Linha 4, Alckmin destacou que o Governo está aumentando em 16 quilômetros a rede de metrô. As duas obras vão gerar cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. “Estamos fazendo a nossa parte”, disse o governador, acrescentando que está recuperando a malha ferroviária dos trens da CPTM como a linha F, que vai passar pelo campus da USP na Zona Leste. “Estamos estudando uma nova linha de trem, partindo do autódromo de Interlagos até o Grajaú, uma região populosa com dificuldade de acesso”.

Alckmin salientou que o transporte sobre trilhos é o caminho para uma cidade das proporções de São Paulo. Juntos, Metrô e CPTM transportam diariamente 4 milhões de pessoas, por isso além de investir na expansão de novas linhas ferroviárias, o Governo também está adquirindo dez novos trens para a CPTM.

“Hoje é um momento histórico. Não é todo dia que se pode começar uma obra desta importância para São Paulo, onde o trânsito afugenta investimentos. Quando se melhora o transporte das pessoas, traz-se uma melhor eficiência que atrai mais recursos, emprego e renda” , apontou o governador. Ele ainda enfatizou que um dos grandes problemas sociais da cidade é o congestionamento. “São Paulo é uma das cidades mais motorizadas do mundo. Mais do que Tóquio e Nova Iorque. Temos um veículo para cada duas pessoas, o que representa 5,5 milhões de automóveis no trânsito. A cidade enfarta se não investirmos em transporte de alta capacidade e qualidade como o Metrô”, concluiu.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que a expansão da Linha 2 é uma antiga reivindicação da população da região Sudoeste da Capital e proporcionará aos quase 400 mil moradores do Ipiranga uma alternativa de transporte de alta qualidade. “Quando concluída, a Linha 2 vai fazer uma grande integração com os trens da CPTM na estação Tamanduateí, atingindo o ABC”, declarou.