Estado incentiva combate à degradação do solo em microbacias hidrográficas

Situação do solo e da água serão critérios para entrega de sementes e mudas de espécies florestais

qui, 16/08/2001 - 15h46 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo vai beneficiar Microbacias Hidrográficas com a concessão de subvenções econômicas e doação de sementes para adubação verde e mudas de espécies florestais aos produtores rurais.

A medida, publicada nesta quinta-feira, dia 17, no Diário Oficial, faz parte do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas e começa a vigorar nesta quinta-feira.

A seleção das áreas beneficiadas será feita em função do estado de degradação do solo e da água, além de levar em conta a renda dos produtores rurais.

Ao todo, 62 microbacias serão beneficiadas com a medida, que visa o combate à degradação dos recursos naturais e, consequentemente, o aumento de emprego e renda nas áreas rurais.

O Programa de Microbacias Hidrográficas implantado pelo Governo paulista tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da atividade rural.

A proposta é o desenvolver a agricultura, respeitando o meio ambiente. E faz parte de um projeto social que visa o aumento da produção rural, do emprego e da renda na agroindústria, voltado a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas.

A preservação dos cursos d’água também faz parte desse programa, que prevê a recuperação da vegetação das margens dos rios, as chamadas matas ciliares, além de evitar o assoreamento dos recursos hídricos.

O termo Microbacia Hidrográfica pode ser entendido como uma área drenada por um córrego ou ribeirão e delimitada pelo divisor de água e que possua as mesmas condições ambientais, com clima e vegetação parecidos.

A área geográfica denominada microbacia tem em média três mil hectares e 60 produtores. O objetivo é restringir o espaço geográfico a ser trabalhado para que possam ser identificados e resolvidos os problemas comuns a cada área.

O programa estadual desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento atua em parceria com as prefeituras e incentiva o trabalho conjunto com os produtores rurais para a elaboração de um plano de recuperação dessas áreas.

Cíntia Cury