Estado inaugura seu primeiro presídio vertical, em Mauá

Centro de Detenção Provisória tem capacidade para 576 presos

ter, 28/09/2004 - 20h42 | Do Portal do Governo


Diadema e São Bernardo do Campo, na região do Grande ABCD, serão as próximas cidades a sediar mais dois novos Centros de Detenção Provisória (CDP) verticais do Estado. “As inaugurações serão em março e abril, respectivamente”, anunciou nesta terça-feira, dia 28, o governador Geraldo Alckmin durante a entrega do primeiro CDP vertical do Estado, em Mauá, na Grande São Paulo, que começa a receber os primeiros presos nesta semana.

“Serão mais 2 mil vagas apenas nessa região. Em maio do ano que vem, vão ser mais 13,4 mil, em todo o Estado. O que pretendemos é gradualmente desativar cadeias e aliviar a superlotação”, disse o governador. Ele explicou que São Paulo vai zerar o número de presos em cadeias e carceragens até o fim do primeiro semestre de 2005. Com a construção de novos CDPs, a responsabilidade sobre os presos será transferida da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A unidade inaugurada tem capacidade para 576 presos provisórios e foi construída pela SAP, em parceria com o governo federal e a prefeitura, que doou o terreno. “Não é um trabalho fácil, pois o desafio do mundo moderno é a segurança. Estamos vencendo preconceitos”, acrescentou o secretário da SAP, Nagashi Furukwua. São três andares de celas, pátio para banho de sol na cobertura; no térreo estão a inclusão, o seguro e a área de saúde.

O novo CDP receberá os presos provisórios de Mauá e cidades vizinhas, especialmente os da cadeia pública de Ribeirão Pires, que está interditada por processo judicial, desde agosto. As medidas de segurança incluem central de alarme, câmaras de vídeo, circuito fechado de TV e dedetor de metais. “Foram investidos R$ 8.2 milhões nesse sistema de segurança inovador, que ainda tem sala de audiência”, destacou Alckmin.

Com a inauguração do CDP de Mauá, o Estado passa a ter 26 unidades e mais um anexo que abrigam presos aguardando julgamento. Hoje, no total, a SAP passa a administrar 124 unidades que, juntas, abrigam 106.453 presos. “Quando assumi, em dezembro de 1999, eram 62; e 53 mil presos”, disse Nagashi. “Estamos avançando em várias questões e uma delas é a construção dos CDPs que liberam os policiais civis para seu trabalho de polícia investigativa”, acrescentou o governador.

Alckmin afirmou ainda que o Estado está fazendo um grande esforço para começar a fazer audiências de presos por videoconferências. “Estamos à disposição do Judiciário”.

Leia também

  • Novidades
  • Município registra queda nos índices de violência
  • Grande ABC recebe novas viaturas
  • CDPs em funcionamento no Estado

    Lilian Santos