Estado inaugura primeira enfermaria exclusiva para detentos, no Hospital de Heliópolis

Iniciativa pioneira vai aumentar a segurança e proporcionar economia de recursos humanos

qui, 13/01/2005 - 16h01 | Do Portal do Governo


Os detentos que precisarem de atendimento hospitalar fora das penitenciárias ou Centros de Detenção Provisória, a partir desta quinta-feira, serão encaminhados ao Hospital Estadual do Heliópolis, no bairro do Sacomã, Zona Sul da Capital. Isso porque, essa é a primeira unidade de saúde do Estado a contar com uma enfermaria exclusiva para presos. Com capacidade para receber até oito detentos, a ala inaugurada hoje pelo governador Geraldo Alckmin é toda equipada com grades e começa a operar com seis leitos. Além do Hospital de Heliópolis, outras quatro unidades de saúde terão, em breve, enfermarias exclusivas para detentos, sendo uma em hospital da Grande São Paulo e três no Interior.

Iniciativa pioneira, a medida tem como objetivo proporcionar mais segurança aos funcionários e usuários da unidade de saúde e aos detentos, além de reduzir o efetivo necessário para acompanhamento do preso. “Conseguimos aliar aqui o bom atendimento médico-hospitalar e a segurança, evitando problemas de resgate de presos e ação criminosa”, afirmou o governador. Ele enfatizou que o número de detentos resgatados em hospitais é pequeno em São Paulo. “Mas queremos ter zero”, ressaltou.

A ala exclusiva será usada, principalmente, para cirurgias e atendimentos de casos mais graves, uma vez que todas penitenciárias e Centros de Detenção Provisória contam com enfermarias para atendimento dos detentos. “Temos muitos casos de presos que foram baleados e tiveram de fazer colostomia (bolsa que liga o intestino grosso ao meio externo) e que, agora, precisam fechar a ostomia. É uma cirurgia rápida, com recuperação rápida”, contou Alckmin.

De acordo com o secretário estadual da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, atualmente há 102 detentos no sistema penitenciário estadual em condições de retirada da bolsa de colostomia. Quatro deles deverão ser encaminhados à nova ala já na próxima segunda-feira para a cirurgia.

Furukawa também ressaltou que a enfermaria exclusiva para detentos vai proporcionar economia de recursos humanos. Ele explicou que para cada preso que é encaminhado a atendimento médico-hospitalar externo a Secretaria mobiliza oito agentes penitenciários. “Se levássemos seis presos para hospitais diferentes, como acontecia, precisaríamos de 48 agentes penitenciários. Com a nova ala, os oito funcionários que cuidariam de um preso, vão ter condições de tomar conta, no início, de seis e, depois, de oito”, explicou.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que a escolha dos outros quatro hospitais que receberão enfermarias exclusivas para detentos terá como critério a vocação cirúrgica da unidade de saúde.

Hospital passou por reformas e ganhou novos equipamentos

Durante a inauguração da enfermaria exclusiva para detentos, o governador destacou que o Hospital de Heliópolis é referência na área de cirurgias. Com 425 leitos e nove andares, a unidade de saúde atende principalmente a população da Zona Sudeste da Capital (bairros do Ipiranga, Sacomã, Mooca e Vila Prudente) e região do Grande ABC (Santo André, São Caetano e Mauá). O hospital está sendo reformado andar a andar pelo Governo paulista. No dia 1º de fevereiro, a unidade deverá inaugurar uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Destinada a pacientes coronarianos, a nova UTI, com dez leitos, teve investimento estadual de R$ 1,5 milhão. “Com mais esses dez leitos, o hospital totaliza 44 leitos de UTI”, lembrou Barradas.

Além disso, no ano passado, o Estado liberou outros R$ 1,4 milhão para a compra de equipamentos. “Eles já receberam o segundo tomógrafo. É um tomógrafo heliocoidal, um tomógrafo muito rápido. Com ele, se faz uma tomografia em um minuto”, afirmou Alckmin.

O governador informou que o próximo passo será a reforma da área externa do hospital, tanto o prédio, quanto o terreno, que deverá ganhar um jardim.

Cíntia Cury