Estado ganha reforço de 607 novos soldados da Polícia Militar

Dentro de um mês, mais 1.200 soldados ingressarão na PM, além de 1.100 soldados temporários

dom, 28/11/2004 - 15h28 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou neste domingo, dia 28, no bairro da Luz, junto ao Quartel General da Polícia Militar, da cerimônia de formatura de 607 policiais militares. ‘Hoje, mais 607 policiais nas ruas, vão trazer mais segurança à população de vários bairros da Capital, além de municípios da Grande São Paulo, ABC e Litoral’, disse Alckmin, ao destacar que dentro de um mês, 1.200 novos soldados ingressarão na Polícia Militar, além de mais 1.100 soldados temporários.

‘O Estado quer ter a maior Polícia do Brasil, com perto de 130 mil policiais bem preparados, com equipamentos de última geração e tecnologia’, acrescentou.

Dos formandos, 465 vão realizar o policiamento comunitário em bairros das Zonas Norte, Leste, Oeste, Sul, Sudeste e Centro; da Região Metropolitana, nos municípios do Grande ABC, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Franco da Rocha e Osasco; e no Litoral, em Santos. Outros 140 soldados atuarão no policiamento de choque da Capital e Grande São Paulo. Ainda há um soldado para a Polícia Ambiental e outro para o Interior.

O paraninfo da turma foi o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, que destacou: ‘a PM acaba de incorporar à sua tropa, os melhores dos melhores, pois apenas 1,8% dos inscritos conseguiram aprovação, numa disputa muita dura’. Após o concurso, os soldados passaram por curso com duração de um ano.

O governador afirmou que a escolha do paraninfo foi muito feliz, pois o secretário Meirelles é ‘um homem que trabalha dia e noite para fortalecer a industria, o agronegócios e os serviços do Estado. Segurança e desenvolvimento andam sempre juntos: segurança para proteger as famílias, desenvolvimento para atrair investimentos e criar mais emprego e renda’.

Os novos policiais comunitários cursaram disciplinas, como Direitos Humanos; Direito Penal e Penal Militar; Direito Civil; Medicina Legal e Criminalística; Resgate e Pronto-Socorro; Preparação Básica de Polícia Ostensiva; Tiro Defensivo; Doutrina de Polícia Comunitária; e outras.

Já o módulo destinado ao policiamento de choque enfocou a Legislação Aplicada ao Policiamento de Choque; Policiamento de Rota, Rocam, Canil; Transporte e Escolta de Presos; Policiamento de Eventos; Tropa de Choque; Manutenção e Condução de Viatura Policial; Operações Especiais, Rurais e Urbanas; Controle de Distúrbios Civis; entre outros.

Em entrevista à imprensa, Alckmin disse que a Polícia acabou de desbaratar uma quadrilha na Zona Leste, especializada em assaltos a condomínios, e que será apresentada aos jornalistas nesta segunda-feira. ‘O Secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu teve uma reunião muito proveitosa com o Secovi e vamos fazer um trabalho junto aos condomínios para dar orientação e ter mais regras de segurança’, afirmou. ‘De um lado, a prevenção, e de outro, ação: vamos prender essas quadrilhas’, completou.

Takao Miyagui