Estado está livre da febre aftosa há oito anos

Na última campanha oficial de vacinação contra a doença, foram vacinados 99,42% do rebanho paulista

ter, 02/03/2004 - 8h41 | Do Portal do Governo

São Paulo está há oito anos sem registrar um único foco da doença da febre aftosa, de acordo com o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. Na última campanha oficial de vacinação contra a doença, em novembro do ano passado, foram vacinados 99,42% do rebanho paulista, de 14,4 milhões de cabeças, um novo recorde na história das campanhas.

“Temos conseguido registrar seguidos recordes na campanha, o que mostra o importante trabalho realizado pela equipe técnica da Defesa Agropecuária, órgão ligado à Secretaria, e também comprova o grande interesse dos pecuaristas e da iniciativa privada no combate dessa doença”, destaca Nogueira.

Para ele, é hora de o Brasil aumentar os seus investimentos em sanidade e reforçar suas exportações de carne bovina, focando as atenções em países consumidores como Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan, Rússia, entre outros. ‘No entanto, primeiramente os setores público e privado precisam encontrar soluções que eliminem barreiras sanitárias envolvendo alguns desses países importadores, como o Japão e Coréia do Sul, principais compradores da carne dos EUA e que ainda não firmaram acordos comerciais com os exportadores brasileiros’.

O Brasil, sobretudo o Estado de São Paulo, principal centro consumidor e exportador de carne bovina do País, está pronto para atender uma possível demanda adicional por parte dos países importadores que deixaram de comprar o produto dos Estados Unidos depois do surgimento, em dezembro, de um caso da “vaca louca”.

“As indústrias brasileiras, principalmente as paulistas, têm capacidade para atender prontamente qualquer país consumidor de carne que eventualmente necessite preencher o espaço deixado pelos exportadores norte-americanos por conta da adversidade ocorrida com aquele país”, afirma Duarte Nogueira.

O Brasil é dono do maior rebanho comercial do mundo e não por acaso tornou-se este ano o principal exportador mundial de carne bovina, desbancando seus dois principais concorrentes, a Austrália e próprio Estados Unidos. “Além da abundância de matéria-prima, temos ainda capacidade instalada para exportar, com frigoríficos modernos e competitivos, capazes de atender o crescimento das exportações no médio e longo prazo, e também portos eficientes, como o Porto de Santos, uma das principais vias de escoamento dos produtos agropecuários”, afirma o secretário.

São Paulo há muito tempo vem servindo de exemplo para os demais estados produtores de carne bovina do país, de acordo com Nogueira. “Os frigoríficos paulistas são responsáveis por mais de 70% das exportações do produto”.