Estado entrega mais de 200 viaturas e motos para policiamento da Capital

São 94 viaturas e 118 motos que vão percorrer o Centro e as zonas Sul, Norte e Oeste

qua, 13/10/2004 - 14h37 | Do Portal do Governo


Para intensificar o policiamento na Capital, o governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, dia 17, mais 94 viaturas e 118 motos, no Vale do Anhangabaú. Além de serem utilizadas no patrulhamento preventivo as radiopatrulhas também atendem aos chamados do telefone 190, visando agilizar este serviço. O Governo gastou R$ 3,6 milhões para a aquisição das motos e dos veículos, que foram comprados por meio do pregão eletrônico.

Das 94 viaturas, sete serão utilizadas no policiamento da Ronda Escolar e 87 no ostensivo. Os veículos vão percorrer os bairros das regiões Central, Sul, Norte e Oeste.

Com a entrega das 94 viaturas, observou Alckmin, sobem para 680 carros que atendem aos chamados o 190 na Capital, e 1.144 que fazem a ronda escolar. Nos últimos três anos o Governo já comprou 2.911 carros novos para a Capital.

“Se algum carro quebrar, sempre terá um na reserva para ser usado”, informou o governador. No caso das motos, o número sobe para 800 em circulação na cidade. “Elas dão mais agilidade para fazer a segurança em São Paulo que tem um trânsito ruim”, observou.

Alckmin informou que o que vem possibilitando ao Estado adquirir mais equipamentos e produtos a preços baixos, é a utilização do sistema eletrônico de compras, o chamado Pregão Eletrônico.

O governador ainda ressaltou que os policiais estão cada vez mais preparados para atender a população. Citou o concorrido concurso que eles prestam para entrarem na Academia do Barro Branco, onde fazem o treinamento de um ano. Entre as ações do Governo em benefício da corporação destacou a ampliação feita pelo Estado no Hospital da Polícia Militar e o programa da CDHU que facilita o acesso à compra da casa própria.

Assembléia deve votar hoje a criação de novos Batalhões da PM

O Governo quer criar dez novos Batalhões da Polícia Militar na Capital. Para isso, é preciso que os deputados aprovem a transferência dos cargos de oficiais médicos para oficiais operacionais. A votação da lei será realizada nesta noite na Assembléia Legislativa. O secretário Saulo Abreu, ressaltou a importância desta aprovação. “Um batalhão tem em média 600 oficiais e a redistribuição não é feita há 20 anos. Para isto é preciso a lei”.

Relação dos bairros para onde as viaturas e motos serão entregues:

CPA/M-1 (Centro): Higienópolis (12 carros e 7 motos), Liberdade (13 carros, 6 motos e uma viatura para a ronda escolar), Campos Elíseos (12 carros, 6 motos e 2 veículos para ronda escolar), Bresser (22 motos);

CPA/M2 (Zona Sul): Água Funda (7 motos) e Aeroporto (7 motos)

CPA/M3 (Zona Norte): Vila Maria (7 motos), Jardim São Paulo (7 motos) e Freguesia do Ó (7 motos)

CPA/M-5 (Zona Oeste): Lapa (18 carros e 7 motos) Butantã ( 19 carros e 7 motos e 1 veículo para ronda escolar)e Pinheiros (12 carros e 6 motos)

CPA/M-10 (Santo Amaro): Jardim São Luiz (1 carro e 7 motos), Santo Amaro (6 motos) e Grajaú (9 motos e 3 carros para ronda escolar)
Valéria Cintra