Estado entrega Complexo Esportivo e inaugura CIC no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Será neste domingo, dia 6 de junho

sex, 04/06/2004 - 10h41 | Do Portal do Governo

Neste domingo, dia 6 de junho, o Governo do Estado entregará à comunidade o Complexo Esportivo do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – PEFI, localizado no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes. O centro esportivo receberá o nome de “Adhemar Ferreira da Silva”, em homenagem ao saudoso bicampeão olímpico de salto triplo. Também será inaugurado no local o Centro de Integração da Cidadania (CIC). A partir das 9 horas começam as apresentações artísticas com crianças e adolescentes atendidos em projetos da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads).

Um novo parque

Com uma área de 167 mil metros quadrados, o Centro de Esporte, Cultura e Lazer é parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (a maior reserva de Mata Atlântica preservada na cidade de São Paulo), que envolve o Zoológico, o Zôo-Safari, o Instituto Botânico, o Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo e o Centro de Exposições Imigrantes.

O Centro de Esporte, Cultura e Lazer foi reformado graças a parcerias da Seads com outras secretarias estaduais: da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo / Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS); da Juventude, Esporte e Lazer; do Meio Ambiente; da Justiça e da Defesa da Cidadania; e do Emprego e Relações do Trabalho. E com o apoio de empresas e entidades, como o Grupo Votorantim, Itaú Social, Sadia S/A, Ratão Terraplanagem, Ecovias, Confederação Brasileira de Skate, Centrais Sindicais e Sabesp.

Já está em funcionamento no Centro um setor de atendimento social, desenvolvido em convênio com a Associação Evangélica Beneficente (AEB), para a 1.300 famílias inscritas no Programa de Orientação Sociofamiliar; 400 idosos do Clube da Melhor Idade; 300 adolescentes dos Projetos da Casa de Jovem; 100 adolescentes do programa Agente Jovem; 30 portadores de necessidades especiais, praticantes de basquete em cadeira de rodas; e 300 crianças em atividades lúdicas na brinquedoteca.

Complexo Esportivo

O Complexo Esportivo “Adhemar Ferreira da Silva” conta com um ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol society, pista de skate, sala de musculação, sala de ginástica, vestiários completos e enfermaria. Mais duas quadras de tênis e duas quadras poliesportivas deverão ser construídas pela Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer. Também está previsto a implantação de uma trilha para caminhada e cooper, bem como a construção de um play ground.

Centro de Integração da Cidadania

A inauguração do Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, vai facilitar a vida dos usuários do parque e da população que mora nos bairros próximos. A Secretaria manterá plantões para atender a população que necessita de:

  • documentação pessoal e profissional;
  • juizado itinerante;
  • orientação jurídica;
  • mediação de conflitos.

    Da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social

    (AM)