Estado entrega 63 microônibus escolares para municípios das regiões de Araçatuba e Araraquara

No total serão atendidos 500 municípios, que receberão um veículo cada

sáb, 02/03/2002 - 13h49 | Do Portal do Governo


Mais de 35 mil estudantes da rede pública estadual, especialmente das regiões mais carentes ou com extensas zonas rurais, passarão a contar com um importante apoio para chegar com segurança e a tempo nas aulas: um microônibus. Para isso, 500 novos desses veículos escolares foram adquiridos pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação. A distribuição dos primeiros 11 veículos foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, na manhã deste sábado, dia 2, em Bento de Abreu, região de Araçatuba. Outros 52 microônibus serão entregues ainda hoje pelo governador nas cidades de Birigui, Lins e Matão, na região de Araraquara.

Os microônibus têm capacidade para 23 passageiros e serão repassados para 500 cidades paulistas durante todo mês de março. O Governo investiu cerca de R$ 35 milhões na aquisição do lote dos 500 veículos, que serão entregues licenciados e com seguro às prefeituras. A manutenção, assim como o pagamento de multas, licenciamento e seguro anual dos microônibus, ficarão a cargo dos municípios beneficiados.

Para a escolha das 500 cidades contempladas, a Secretaria da Educação fez um cuidadoso mapeamento de todos os municípios paulistas, utilizando como critérios o índice de urbanização, extensão territorial, quantidade de alunos da rede pública estadual e renda per capita.

Os 11 microônibus entregues em Bento de Abreu foram para as cidades de Andradina, Bento de Abreu, Guaraçaí, Itapura, Lavínia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Independência, Pereira Barreto, Sud Menucci e Suzanápolis.

Em Birigui, o governador repassa as chaves de 29 veículos para as cidades de Alto Alegre, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guararapes, Guzolândia, Lourdes, Luiziania, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Penápolis, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Turiúba e Valparaíso.

Em Lins, mais nove microônibus serão cedidos aos municípios de Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Lins, Pongaí, Sabino e Uru. Na cidade de Matão, a entrega de 14 microônibus será para as prefeituras de Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Rincão, Santa Ernestina, Tabatinga e Trabiju.

Quadra Coberta e reforma de escola

Ainda em Bento de Abreu, o governador informou que a primeira escola a ter quadra esportiva coberta no município será a E.E. Olímpio Camargo. Além dessa melhoria, toda o prédio da instituição será reformado e a quadra esportiva também contará com novo piso.

Gislene Lima/Valéria Cintra