Estado e prefeitura vão compartilhar tecnologia para aperfeiçoar gestão

Convênio foi firmado nesta quarta-feira, dia 13, em evento que contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin e do prefeito José Serra

qua, 13/07/2005 - 14h55 | Do Portal do Governo


Todas as ferramentas utilizadas pelo Governo do Estado para melhorar a eficiência dos gastos públicos poderão ser implantadas na prefeitura de São Paulo. Da mesma maneira, as tecnologias desenvolvidas pelo município na área de gerenciamento serão compartilhadas com o Estado. Essa troca de informações e experiências faz parte do convênio assinado nesta quarta-feira, dia 13, pelas duas esferas de governo. O evento foi realizado na sede da Prodam, no Parque do Ibirapuera, e contou com a participação do governador Geraldo Alckmin e do prefeito José Serra.

Para Alckmin, o aperfeiçoamento na área de gestão deve ser buscado diariamente. “Não há governo ético, se não existir eficiência nos gastos públicos. É isso que proporciona que uma administração preste mais serviços à população gastando menos recursos”, analisou. Ele lembrou que só com a Bolsa Eletrônica de Compras e com o Pregão Presencial o Estado obteve uma economia de R$ 1,9 bilhão.

O governador também destacou que no início de 1995 o Estado criou o Cadastro de Serviços Terceirizados, que possibilitou ampliar o controle dos gastos com empresas que prestam serviços ao Governo. “Nestes dez anos de funcionamento do cadastro já foram economizados mais de R$ 11,4 bilhões”, informou.

A experiência do Estado na administração do Poupatempo também será compartilhada com a Prefeitura. Segundo o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, um dos maiores desafios atuais é usar a tecnologia da informação para melhorar a administração. “É isso que permite prestar serviços de qualidade à população, como acontece no Poupatempo”, disse. Ele informou que há dez postos fixos do Poupatempo implantados no Estado de São Paulo, além de uma unidade móvel. “E a meta é implantar outros cinco postos fixos e entregar cinco unidades móveis até 2006”, anunciou.

O prefeito José Serra ressaltou que irá agregar alguns serviços prestados pelo Poupatempo às praças municipais de atendimento, como as subprefeituras. Também está previsto que alguns serviços prestados pelo município sejam incorporados nas unidades do Poupatempo.

Rogério Vaquero