Estado e prefeitura entregam Assistência Médica Ambulatorial em Parelheiros

AMA tem o objetivo de aliviar os hospitais da região

qua, 24/08/2005 - 15h10 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra entregaram nesta quarta-feira, dia 24, a segunda unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da Capital, localizada no Jardim Campinas. As AMAs são voltadas a casos de atendimento básico, que necessitam de atenção imediata, mas sem complexidade.

As unidades têm o objetivo de desafogar os serviços de emergência dos hospitais próximos, que poderão dedicar-se mais a casos graves e prestar melhor atendimento à população. “Em uma emergência as pessoas podem vir para cá. Isso evita o deslocamento até um hospital, aliviando o hospital. Aqui teremos um atendimento mais rápido, sem filas”, ressaltou o governador.

Alckmin destacou que para este pronto-atendimento foi feito um contrato de gestão com a Organização Social da Universidade de Santo Amaro (Unisa), para a administração da unidade. Nela, uma equipe composta por cinco médicos, sendo dois pediatras, dois clínicos gerais e um cirurgião, além de enfermeiros, auxiliares e técnicos, atenderá a população.

A AMA é resultado de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura da Capital. “O Estado assume metade dos custos desses equipamentos. O prédio foi todo reformado para se adaptar à nova função”, disse Alckmin. O projeto prevê a instalação de 30 unidades na cidade de São Paulo. Quinze delas terão profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e insumos municipais, como medicamentos. Nessa situação estão as unidades do Grajaú, entregue em julho desse ano, e a nova unidade do Jardim Campinas.

A expectativa é de 6 mil atendimentos por mês na unidade, que funcionará das 7 às 19 horas, de segunda a sábado.

Novos Hospitais

Alckmin lembrou que a construção dos hospitais de M´boi Mirim, na zona sul e de Cidade Tiradentes, na zona leste da Capital também é uma parceria entre os governos estadual e municipal na área da saúde. Ele informou ainda que o Instituto Dr. Arnaldo está com as obras em andamento. “São Paulo terá um centro de referência em saúde da mulher, em tratamento de câncer e de todos os tipos de transplantes de órgãos”.

Jaina Carvalho