Estado e prefeitura de Campinas acertam parceria para duplicar estrada dos Amarais

Alckmin também anunciou novos programas na área social para serem implantados no município

seg, 18/07/2005 - 18h52 | Do Portal do Governo


A duplicação da Estrada dos Amarais, no município de Campinas, deverá ser realizada em parceria pelo Governo do Estado, a prefeitura e a iniciativa privada.

Em encontro realizado nesta segunda-feira, dia 18, no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, se comprometeram em investir na duplicação.

Alckmin garantiu que o Estado irá colaborar. “Essa não é uma obra pequena, que poderá ficar em torno de R$ 20 milhões. Então, o prefeito vai estudar como será o modelo de participação de cada esfera, mas estamos no caminho de uma boa parceria”, informou, lembrando que essa obra também é de interesse de alguns setores da iniciativa privada.

O prefeito informou que o primeiro passo para duplicação da estrada foi dado hoje, com a sinalização positiva do governador. “Agora, vamos montar uma operação urbana consorciada, buscando o apoio das empresas privadas no projeto”, disse. Segundo ele, os setores de cargas e tecnologia serão bastante beneficiados com a duplicação.

Programas Sociais

Durante o encontro, foram firmadas parcerias na área social. “Vamos fazer um projeto modelo em Campinas voltado à juventude, recuperando os centros esportivos da cidade e ampliando outros programas do Estado, como o Renda Cidadã, o Ação Jovem, o Projeto Guri, o Projeto Esporte Social e a Casa do Adolescente”, informou o governador.

Também foi acertada a implantação do Núcleo de Atendimento Integral (NAI) para oferecer liberdade assistida aos jovens de Campinas.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, anunciou que já está marcado um novo encontro com representantes da prefeitura de Campinas na próxima quarta-feira, para definir como serão realizados os programas. Segundo ela, as grandes cidades sofrem um processo mais intenso de deterioração e concentram os casos de violência e criminalidade. “Por isso, é indispensável a integração das políticas sociais para melhorar a qualidade de vida da população destes municípios”, disse.

Rogério Vaquero