Estado e prefeitura da capital entregam primeira Unidade de Apoio e Assistência Médica

Objetivo da parceria é desafogar os hospitais da rede pública, que poderão dedicar-se a casos mais complexos

qua, 20/07/2005 - 13h11 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra entregaram, nesta quarta-feira, dia 20, a primeira Unidade de Apoio e Assistência Médica, localizada no bairro do Grajaú, zona sul da capital. A unidade irá atender pessoas que necessitam de atenção imediata, mas sem gravidade. Para esta unidade, que passou por reforma, estão previstos 250 atendimentos por dia.

O objetivo é desafogar os hospitais da rede pública – por exemplo, o Hospital Geral do Grajaú – que poderão dedicar-se aos pacientes com doenças graves ou que necessitem de tratamento complexo.

Alckmin informou que a unidade contará com cinco médicos, dois pediatras, dois clínicos e um cirurgião. ‘Aqui vai funcionar de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas. É muito importante oferecer profissionais capacitados, remédios e exames para que a nossa população tenha acesso a uma saúde de qualidade e gratuita’, comentou o governador.

A parceria entre Estado e prefeitura prevê a instalação de 30 unidades na cidade de São Paulo. Em 15 delas, a equipe médica será de responsabilidade do Governo paulista, em parceria com a Unisa (Universidade Santo Amaro). Nas demais, os profissionais serão da Secretaria de Saúde do município. Cabe à prefeitura entrar com o espaço físico, instalações, equipamentos e medicamentos.

Alckmin lembrou que a região possui cinco hospitais estaduais: Hospital Regional Sul, Maternidade Interlagos, Grajaú, Pedreira e Pirajussara.

‘O Governo do Estado e a prefeitura têm trabalhado juntos para aprimorar o sistema de saúde da capital’, destacou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Transporte Ferroviário

O governador Geraldo Alckmin lembrou que o Governo paulista já iniciou na região as obras para o transporte ferroviário. ‘Na próxima semana estamos terminando a concorrência pública para a aquisição de 12 trens e 24 carros’, disse. Ele comentou que os trens atualmente vão até a Estação Jurubatuba. Já estamos reformando a estação Jurubatuba, vamos construir a estação de Interlagos, Autódromo e Grajaú. Com essas novas estações, serão beneficiadas diariamente 80 mil pessoas. Isso vai aliviar o trânsito na região’, destacou.

Macedo Júnior