Estado e Prefeitura assinam convênio para a implantação do Bilhete Único

O valor das passagens continuará obedecendo o mesmo sistema atual

sex, 02/09/2005 - 12h38 | Do Portal do Governo


O sistema de transportes sobre trilhos da Grande São Paulo (CPTM e Metrô), começará a receber equipamentos nas catracas que permitirão aos usuários a utilização do Bilhete Único também para o Metrô e Trem. O convênio para o início da implantação dos equipamentos foi assinado nesta sexta-feira, dia 2, pelo governador Geraldo Alckmin e prefeito da capital, José Serra.

Os equipamentos começarão a ser implantados paulatinamente na Linha-C da CPTM, que vai de Osasco até Jurubatuba, e conta com 15 estações. No Metrô, os equipamentos deverão ser colocados na catracas da Linha-5, que vai do Capão Redondo até o Largo 13, com seis estações, ou da Linha-2 da Paulista, com oito estações.

O valor das passagens continuará obedecendo o mesmo sistema atual. O usuário que entrar no sistema pelos ônibus da Prefeitura terá debitado do Bilhete Único o valor de R$ 2 e poderá circular nos ônibus por um período de até duas horas. Quando esse usuário passar pela catraca do Metrô ou trem da CPTM haverá novo débito, no valor correspondente ao que ele pagaria na bilheteria.

De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, está sendo estudada a possibilidade de oferecer um desconto aos passageiros que usarem dos dois sistemas (trilhos e rodas), mas ainda não há nenhum percentual definido.

A ação vai beneficiar cerca de 2 milhões de pessoas, que utilizam o sistema na Grande São Paulo.

A parceria entre Estado e Prefeitura, prevê investimentos de R$ 15 milhões de reais, sendo 50% do Estado e 50% da Prefeitura, na adaptação dos validadores dos bloqueios das estações.

O cronograma de implantação terá início na última semana de novembro em duas linhas, uma da CPTM e outra do Metrô. A previsão é que até o final de abril de 2006, todas as linhas estarão aptas a receber o novo sistema integrado.

Cíntia Cury / Macedo Júnior