Estado e Igreja criam Frentes de Trabalho para moradores de rua

Governo paulista também vai abrir novas vagas em albergues e amplia atendimento a doentes mentais e dependentes químicos

qua, 25/08/2004 - 12h36 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo e a Igreja vão atuar em parceria para criar Frentes de Trabalho específicas para moradores de rua e também oferecer mais vagas em albergues. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 25, após reunião, no Palácio dos Bandeirantes, com o cardeal-arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, e com o padre Júlio Lancelotti, da Pastoral dos Moradores de Rua. Alckmin lembrou que, conforme já havia anunciado, a administração estadual vai oferecer atenção especial aos moradores de rua que sofrem de doenças mentais e dependência química ou de álcool. O Estado está disponibilizando 93 vagas em instituições de saúde mental para o atendimento dessas pessoas.

Além de ceder à Prefeitura um albergue com 1.150 vagas, o Governo paulista deverá abrir novos espaços para moradores de rua, em parceria com a Igreja. “Estamos procurando mais uma casa para um trabalho junto com a Toca de Assis, religiosos que se dedicam ao trabalho de recuperação da auto-estima, encaminhamento e qualificação dos moradores de rua”, destacou o governador.

Quanto às Frentes de Trabalho, Alckmin explicou que elas vão atuar especificamente com a população de rua e terão o objetivo de oferecer qualificação para que essas pessoas possam voltar a trabalhar. Essa ação também será desenvolvida em parceria com a Igreja.

De acordo com Dom Cláudio Hummes, as entidades da Igreja que atuarão nessa parceria são a Aliança da Misericórdia e a Toca de Assis, que já realizam trabalhos com moradores de rua. Para ele, a criação de novos espaços e de Frentes de Trabalho e o atendimento aos doentes mentais e portadores de doenças, como câncer e Aids, são medidas efetivas e importantes em favor da população de rua. “Toda uma programação deverá ser elaborada para realmente resgatar essas pessoas, num processo que as integre e as tire da rua”, afirmou.

Os secretários estaduais da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, também participaram da reunião.

Cíntia Cury

  • Leia Também:
    Frentes de trabalho vão criar 500 vagas para moradores de rua