Estado divulga ações de mobilização contra a dengue para este verão

Campanhas terão a mulher como foco, já que os principais criadouros do mosquito transmissor continuam sendo os vasos de plantas

qui, 11/11/2004 - 14h21 | Do Portal do Governo

Com a aproximação do verão e o aumento das chuvas é preciso redobrar os cuidados para evitar a dengue. Apesar de não haver epidemia da doença este ano, o Governo paulista preparou uma grande campanha para mobilizar a população, que será veiculada na Mídia. Esta será a primeira vez que a administração estadual adotará propaganda em rádio e televisão para o combate ao mosquito transmissor. A campanha também contará com distribuição de panfletos e fixação de faixas e cartazes por todo o Estado chamando a atenção para a prevenção. Além disso, no próximo dia 20 será realizado o Dia D de Combate à Dengue, que será marcado por diversas ações de conscientização da população, envolvendo toda a estrutura estadual. O slogan deste ano será ‘Dengue? Aqui Não.’.

De acordo com o superintendente da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Luiz Jacintho da Silva, da Secretaria Estadual da Saúde, há uma grande preocupação por parte do Governo paulista com o retorno de surtos da doença, já que foi constatada uma redução de cerca de 25% no número de pessoas que trabalham no combate à dengue nos municípios. “Um dos fatores para essa diminuição de pessoal foi a não renovação de contratos que chegaram ao fim, por conta das eleições municipais. O outro, é o fato de não haver uma epidemia. As pessoas acabam ficando mais tranqüilas com relação à doença”, explicou.

Este ano, foram registrados três mil casos de dengue, contra 20,29 mil no ano passado e 42,18 mil em 2002. “Estamos nos antecipando para evitar que a doença volte a se espalhar”, enfatizou Luiz Jacintho.

A campanha de combate à doença este ano terá como foco a mulher. Isso porque os maiores criadouros do mosquito transmissor continuam sendo os vasos de plantas. “No ano passado, focamos nas crianças. Fizemos a distribuição de gibis em toda a rede pública estadual e criamos o personagem Dengue-Boy, também para chamar a atenção desse público. Este ano, vamos alertar as pessoas e incentivá-las a fazerem sua parte e também a cobrarem o mesmo de seus vizinhos e do Poder Público”, destacou o assessor de comunicação da Secretaria da Saúde, Vanderlei França.

Ele também enfatizou que o Estado está aberto a parcerias para a impressão e distribuição do material. “Para uma empresa, ter o nome associado a uma ação como essa representa um ganho do ponto de vista da imagem institucional. Isso é visto pela população como responsabilidade social”, afirmou.

Cíntia Cury