Estado distribui 150 mil frascos de Novalgina no combate à dengue

Índice da doença cai mais de 50% no Estado

ter, 08/04/2003 - 18h22 | Do Portal do Governo

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, recebeu da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Maria Lúcia Alckmin, na tarde desta terça-feira, dia 8, 150 mil frascos do remédio Novalgina, doados pelo fabricante Aventis Pharma para o tratamento da Dengue.

A cerimônia, realizada no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do presidente da indústria farmacêutica, Gerard Libercier. “Esse é um bom exemplo de uma parceria que vai ajudar muito a população”, disse o governador ao agradecer a doação feita.

Para o governador, a distribuição dos 150 mil frascos de 20 ml de Novalgina, pela Secretaria da Saúde, de acordo com o número da população dos 108 municípios onde já foram registrados casos de Dengue, irá resolver o problema de antitérmico e analgésico neste ano. “A Novalgina vai tratar os sintomas da doença, que causa febre e muita dor”, explicou Alckmin ao destacar que o Governo tem trabalhado muito e com sucesso para eliminar o hospedeiro. “O ano passado registramos cerca de 20 mil casos nesse período e, este ano, nove mil”.

Segundo o secretário da Saúde, a queda constante no número de casos de Dengue no Estado se deve ao controle feito pela Secretaria em parcerias com os municípios e o Ministério da Saúde. “Foi colocado um grande número de profissionais da saúde para trabalhar, principalmente na região Oeste do Estado, para a erradicação do mosquito transmissor”.

Ele deu como exemplo o município de Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, onde foram registrados cerca de dois mil casos de Dengue este ano. “As residências tinham as caixas d’àgua destampadas e distribuímos 20 mil capas ou tampas para evitar o avanço da doença”, disse.

Maria Lúcia Alckmin ratificou as palavras do governador e do secretário. Ela acrescentou que o medicamento será distribuído nos postos de saúde dos 108 municípios e também será entregue pelo programa Dose Certa do Governo do Estado.

O presidente da Aventi Pharma disse que a doação dos 150 mil frascos de Novalgina é um passo importante na questão de saúde, pois a fábrica e sede nacional da empresa está sediada no Estado. “Poder cooperar no combate à epidemia de dengue é muito importante para nós.”

Casos de Dengue estão em queda no Estado

De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), órgão da Secretaria da Saúde, de 1.º de janeiro a 4 de abril de 2003 foram confirmados 9.360 casos da doença. Já de 1.º de janeiro a 31 de março do ano passado foram registrados 21.020 casos. Esse número passou para 31.544 até 30 abril de 2002.

O município de Itapevi, região Oeste da Grande São Paulo, lidera a lista dos casos confirmados com 2.075 registros este ano. Araçatuba, interior do Estado, vem em segundo lugar com 1.681 casos da doença.

Lilian Santos