Estado deverá investir R$ 15 milhões na capacitação de servidores públicos em 2004

Governador recebeu representantes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado

ter, 28/10/2003 - 13h54 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado deverá destinar, no ano que vem, R$ 15 milhões para capacitação de servidores públicos. Estão previstas a formação de 100 mil funcionários em informática, 50 mil em atendimento ao cidadão nos moldes oferecidos pelo Poupatempo, e 5 mil na habilitação de técnica gerencial. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante audiência concedida a representantes da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo (FESSP/ESP), nesta terça-feira, dia 28, no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, os representantes de sindicatos apresentaram basicamente duas demandas: aumento salarial e melhoria na qualificação do servidor público.

“Nós mostramos aos servidores que nesse momento, em relação a questão salarial, estamos com uma restrição por conta da vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede que o Estado aumente as despesas com folha de pagamento quando está dentro do chamado Limite Prudencial”, disse Madeira. Mas, segundo ele, o Governo está esperançoso que com a retomada da atividade econômica haja melhora na receita do Estado, permitindo sair dessa limitação imposta pela Lei. “Com isso, poderemos começar a examinar as questões salariais”, acrescentou.

Madeira destacou que o ICMS, indicador econômico do Estado, teve um desempenho no mês de outubro ligeiramente melhor do que nos meses anteriores. “É de conhecimento público que de abril até setembro tivemos todos os meses um declínio de arrecadação, ficando aquém do que estava orçado. Agora, nesse mês de outubro, que ainda não terminou, aparentemente os sinais são de ligeira recuperação da atividade econômica, portanto, de uma melhora de arrecadação nesse último trimestre do ano”, disse.

Quanto a qualificação do servidor público, o secretário informou que o Governo paulista está iniciando um processo de revisão da estrutura de recursos humanos do Estado. “Deveremos criar um programa ativo de política de recursos humanos que valorize o servidor, modernize a gestão do Estado, propicie cursos de capacitação aos servidores, aumente o grau de informatização dos serviços públicos, crie prêmios de incentivo a diferentes ações de maneira que o funcionário não apenas seja valorizado em termos salariais, mas também enquanto qualificação profissional e competência técnica para prestar cada vez melhores serviços à população de São Paulo”, explicou.

Madeira destacou que o Estado visa implantar o modelo Poupatempo de atendimento em todas as áreas de Governo: atendimento ágil, eficiente, sem intermediários e de qualidade à população e que valoriza o servidor público, com a capacitação profissional necessária.

O secretário lembrou ainda que a administração estadual já realizou, durante este ano, cursos de capacitação para servidores públicos, nos quais foram formados 2.500 pregoeiros e 450 técnicos de rede de informática.

Cíntia Cury