Estado de São Paulo terá plano de contingência para eventuais atos terroristas

nd

qua, 14/11/2001 - 14h31 | Do Portal do Governo


O Estado de São Paulo terá um plano de contingência para eventuais atos terroristas. A informação foi dada pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Roberto Allegretti, que também é coordenador estadual da Defesa Civil.

‘A idéia é fazer um plano mais direcionado a um eventual atentado, mesmo considerando remota a possibilidade de isso acontecer’, afirmou o secretário. ‘O risco de atos dessa natureza no Brasil é muito pequeno’.

Segundo Allegretti, a Defesa Civil já tem planos de contingência para desastres. “O desastre, conceitualmente, é resultado de evento natural ou provocado’, explicou. ‘Em São Paulo, a vulnerabilidade também é pequena. Temos estrutura para dar conta de desastres, inclusive resultantes de ações terroristas. Se acontecerem’.

O plano de contingência envolverá dez Secretarias de Estado: Agricultura e Abastecimento; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; Transportes Metropolitanos; Segurança Pública; Saúde; Meio Ambiente; Transportes; Energia e Educação.

Representantes das secretarias estiveram no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta-feira, dia 14, para receber orientações para o planejamento das ações. Cada Secretaria vai elaborar um plano específico para sua área de atuação, que deverá ser apresentado em 30 dias.

A idéia de elaborar um plano de contingência específico para atos de terror surgiu a partir na Secretaria Nacional da Defesa Civil, juntamente com as coordenadorias estaduais, motivada pelos atentados ocorridos nos Estados Unidos, em 11 de setembro.

Cíntia Cury

* Fotos a – c – Secretário-chefe da Casa Militar, coronel Roberto Allegretti