Estado de São Paulo realiza ‘Dia D Contra a Dengue’

Objetivo é mobilizar a sociedade para o combate permanente aos focos do mosquito transmissor da doença

sáb, 23/11/2002 - 12h00 | Do Portal do Governo


O Estado de São Paulo realiza neste sábado, 23 de novembro, o ‘Dia D Contra a Dengue’. A cerimônia de abertura da campanha foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, na Escola Estadual Exército Brasileiro, na zona leste da Capital. O objetivo é mobilizar a sociedade para o combate permanente aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

‘A questão da dengue é grave. Não existe vacina para a doença, mas ela pode ser combatida e erradicada. É o tipo de problema que, se houver uma ação conjunta, uma grande mobilização com a participação da sociedade, é possível eliminar os focos do mosquito transmissor’, afirmou Alckmin.

De acordo com o governador, neste ano o investimento para a ação de combate à dengue é de R$ 24,5 milhões. O trabalho inclui desde a prevenção, passando por campanhas educativas, preparação de agentes comunitários de saúde, ação nos bairros, eliminação dos focos até o tratamento da doença.

O secretário estadual de Saúde, José da Silva Guedes, destacou que os casos da doença no Estado de São Paulo caíram de 51 mil em 2001 para cerca de 41 mil neste ano. Entretanto o número de casos de dengue hemorrágica, que é a forma mais grave da doença podendo levar até à morte, aumentou.

Diante desse quadro, o secretário alertou para a importância da população participar das ações de combate à doença, começando pela própria casa uma vez que 90% dos focos do mosquitos transmissor estão dentro das moradias.

Guedes explicou que é falsa a impressão de que à medida que várias epidemias se sucedem, uma porcentagem grande da população adquire anticorpos contra a dengue. “Isso não é verdade. Cada ano tem mais gente que já teve dengue pelo vírus tipo um, ou dois, ou três. E essas pessoas terão a memória imunológica da doença para o resto da vida. Então, a cada ano temos mais gente apta a ter dengue hemorrágica”, afirmou.

Para o secretário a mudança depende fundamentalmente de uma nova de atitude das pessoas. ‘O Dia D é apenas um marco porque todo dia é dia de combater a dengue’, ressaltou. Ele explicou ainda que a escolha de uma escola para a abertura da campanha foi estratégica porque a mudança de atitude deve começar pelas crianças que passam a cobrar mais dos pais e amigos e, além disso serão futuros adultos mais conscientes.

Guedes lembrou que a questão da dengue não se resume à eliminação do mosquito. ‘Todos devem se conscientizar para que tenhamos um meio ambiente seguro. Não adianta eliminar os focos apenas no verão ou em épocas de chuva. O que acontece é que se semeia a dengue no segundo semestre de um ano, quando o mosquito coloca os ovos, e se colhe a dengue no semestre seguinte, quando as larvas deixam os criadouros’, detalhou o secretário.

Além de escolas, várias secretarias estaduais, Defesa Civil e outros órgãos e instituições governamentais estão participando deste dia de mobilização em todo o Estado.

Cíntia Cury / Adriana Reis