Estado de São Paulo abriga 70% das ‘cidades saudáveis’ do Brasil

Nesta quinta-feira, dia 16, o município de Elias Fausto passou a integrar o seletivo grupo de cidades com 100% de abastecimento de água e de esgoto co

qui, 16/10/2003 - 15h10 | Do Portal do Governo


Nesta quinta-feira, dia 16, o município de Elias Fausto passou a integrar o seletivo grupo de cidades com 100% de abastecimento de água e 100% de esgoto coletado e tratado

O Brasil tem cerca de 6 mil municípios, mas apenas 500 contam com 100% de abastecimento de água e 100% de esgoto coletado e tratado. O Estado de São Paulo abriga 70% destas chamadas “cidades saudáveis”, que atingiram os índices máximos de saneamento básico. Nesta quinta-feira, dia 16, o município de Elias Fausto, região de Piracicaba, passou a integrar este seletivo grupo, com a inauguração de uma Lagoa de Tratamento de Esgotos.

Os indicadores de saneamento básico refletem diretamente na melhoria dos parâmetros de saúde pública, desenvolvimento econômico e qualidade de vida dos 15 mil habitantes do município. A inauguração foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, que também vistoriou a obra.

Alckmin lembrou que o grande número de cidades paulistas com elevados índices de saneamento deve-se ao trabalho realizado nos últimos oito anos pela equipe técnica da Sabesp. “Este é o tipo de obra que ninguém vê, pois o cano de esgoto fica enterrado. Mas é um serviço fundamental, porque grande parte das doenças do aparelho digestivo é contraída por água contaminada”, alertou.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, também enfatizou a importância para a saúde pública. “São obras que estão ajudando a reduzir o índice de mortalidade infantil”, disse. O adicionamento de flúor na água tratada pela Sabesp também ajuda a evitar a ocorrência de cárie nas crianças.

O Governo do Estado, por meio da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, investiu R$ 816,7 mil na Lagoa de Tratamento de Elias Fausto. O sistema de tratamento de esgotos também irá impulsionar o setor ambiental. De acordo com Alckmin, a rede irá tirar os detritos de perto das casas, melhorando a qualidade das águas do Córrego Carneiro, que deixará de receber a carga de esgotos.

Após a inauguração, o governador entregou uma ambulância zero quilômetro e liberou R$ 100 mil para o recapeamento de ruas em Elias Fausto.

Valéria Cintra / Rogério Vaquero