Estado dá início à limpeza do Rio Cabuçu de Cima

Obra vai reduzir os riscos de inundações em sete pontos críticos na divisa entre São Paulo e Guarulhos

qua, 06/10/2004 - 15h34 | Do Portal do Governo


Como parte do Programa de Combate às Inundações na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, o governador Geraldo Alckmin operou uma máquina retroescavadeira, dando início nesta quarta-feira, dia 6, às obras de desassoreamento e limpeza do Rio Cabuçu de Cima, em trechos críticos compreendidos entre a Via Dutra, em Guarulhos, e a Ponte Três Cruzes, nas imediações do Parque Edu Chaves, na Zona Norte da Capital.

O rio, que já foi canalizado pelo Governo entre 1997 e 2001 com recursos de R$ 150 milhões, passará por um processo de tratamento de limpeza em seus 10,5 quilômetros de extensão, que vai desde o rio Tietê até a divisa com Guarulhos. Serão removidos 50 m2 de mato, sujeira e o acúmulo de terra. O serviço será concluído em dezembro deste ano.

Os investimentos do Governo do Estado são de R$ 583 mil e irão beneficiar perto de 500 mil habitantes e vários bairros de São Paulo e Guarulhos, como Parque Edu Chaves, Jardim Japão, Jardim Julieta, Vila Medeiros, Parque Novo Mundo, Jardim Cabuçu, Vila Galvão, Parque Balneário, Jardim Palmira, Vila Ribeiro, Jardim Rosana, Jardim Brasil, Vila Sabrina e Três Cruzes.
Alckmin disse que obras como estas não têm visibilidade, mas garantem uma vida com mais dignidade.

“Só quem não passou por uma enchente não sabe as tragédias e os prejuízos que ela traz, como a perda de bens e os riscos à saúde”, observou o governador, completando que o governante tem de sentir o problema da população para ajudar a resolvê-los.
Morador há 32 anos do Parque Edu Chaves, o aposentado Elíseo Pereira Cruz, 73 anos, já teve sua casa invadida pelas enchentes com o transbordamento do Rio Cabuçu de Cima.

“Subiu 80 centímetros de água em minha casa. Perdi cama, colchão e tive o carro estragado. A canalização no rio foi a salvação do Parque Edu Chaves”, constatou.

Em 2005, no período da seca, o Governo vai fazer uma limpeza mais completa no Rio Cabuçu de Cima. As obras serão licitadas em março e os serviços devem ser iniciados em junho, informou o governador.

O secretário da Energia e Recursos Hídricos, Mauro Arce, comentou que este trabalho de desobstrução no Rio Cabuçu de Cima vai ajudar no escoamento de água que converge para o Rio Tietê, na Capital, que está sendo alargado, entre o Cebolão e a Barragem da Penha, em 25 quilômetros, com 2,5 metros de profundidade. No local, também foi feita uma eclusa que vai retirar a sujeira do rio por barcaça. Nas margens do Rio Tietê, será feito ainda um ajardinamento de 25 quilômetros, tanto na margem direita quando na esquerda.

Valéria Cintra