Estado cria mais 14,7 mil vagas escolares este ano na região da grande São Paulo

Dez escolas estão sendo construídas com investimentos de R$ 15.800

seg, 02/05/2005 - 14h45 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado está concluindo as obras de dez escolas, acrescentando quase 15.000 vagas na região da Grande São Paulo. Ao todo, são 129 salas de aula para atender estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos. O decreto do governador Geraldo Alckmin que cria as novas escolas foi publicado no Diário Oficial do início do mês de abril.

O Estado está investindo mais de R$ 15.800 milhões na construção das dez unidades de ensino, das quais três ficam na zona sul da capital, três em Guarulhos, duas em Mogi das Cruzes, uma em Itapevi e uma em Embu.

O diretor executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Tirone Chahad, explica que as novas vagas vão receber alunos e professores que serão remanejados de outras unidades. O objetivo é deixar mais perto de casa aqueles estudantes que freqüentam a escola fora do bairro. O diretor ressalta que não há alunos fora da escola.

A escola com maior número de vagas é a Escola Estadual Parque Jurema III, no município de Guarulhos, e já está funcionando. Ela tem capacidade para receber mais de 2 mil alunos de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio. Outras três escolas também estão funcionando: Jardim Capela IV, na Capital; Parque Suburbano II, em Itapevi; e Jardim São Marcos III, em Embu. A unidade de Itapevi é a única das dez que oferece Educação de Jovens e Adultos.

As escolas Jardim Planalto, Jardim São João e Bairro Caputera II, na Capital; e Jardim Bela Vista I / Cezar de Souza I e Jardim Bela Vista II / Cezar de Souza II, em Mogi das Cruzes, estão em fase final de obras e as vagas estarão disponíveis ainda este ano.

Confira aumento do número de vagas nas escolas estaduais

Cíntia Cury