Estado constrói os dois primeiros piscinões de Osasco

Início da obra foi adiado por decisão judicial, derrubada nesta terça-feira, dia 14

qua, 15/06/2005 - 18h18 | Do Portal do Governo

O município de Osasco, na Grande São Paulo vai ganhar seus dois primeiros piscinões para combater as enchentes na bacia do Ribeirão Vermelho. As obras são parte do Programa de Combate às Inundações na Região Metropolitana de São Paulo.

A assinatura do contrato para a construção dos piscinões e de uma obra de canalização na região havia sido adiada por conta de uma liminar, derrubada nesta terça-feira, dia 14, pelo Tribunal de Justiça.

A decisão vai permitir que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), vinculado à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos assine os contratos para início das obras de um piscinão no córrego do Jardim Bonança e outro no córrego Baronesa, no Jardim Rochedale, e ainda a canalização de 1.400 metros do Ribeirão Vermelho, que passa por baixo da Rodovia Castelo Branco.

As obras vão permitir o fim das enchentes no Jardim Rochedale.
O piscinão do Jardim Bonança terá capacidade de armazenamento de 62 mil metros cúbicos e deve custar aos cofres públicos R$ 4,8 milhões.

O do córrego Baronesa poderá armazenar até 25 mil metros cúbicos e somado às obras de canalização do Ribeirão Vermelho terá um custo de R$ 15,4 milhões. Há três anos, o Estado já havia feito o dessassoreamento de 60 mil metros cúbicos no local. Assinados os contratos todas as obras devem ser finalizadas em 15 meses.

Na última segunda-feira, dia 13, a justiça havia liberado também o início das obras do piscinão Ford-Taboão, no Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo, que terá 400 mil metros cúbicos.

O governo paulista já entregou na Bacia do Alto Tamanduateí 15 piscinões que estão em operação, sendo 4 em Mauá, 3 em Diadema, 6 em São Bernardo do Campo, 1 em Santo André e 1 em São Caetano. Em fase de construção há mais 1 piscinão em São Bernardo do Campo. No Pirajuçara já estão em operação 5 piscinões sendo 2 em Taboão da Serra, 1 em Embu e 2 em São Paulo.

Carlos Prado