Estado concede uso do prédio do Museu de Zoologia à USP

Local abriga mais de 8 mil exemplares de animais

ter, 18/11/2003 - 14h47 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin promulgou a Lei número 11.524, que concede à Universidade de São Paulo (USP) o uso gratuito do imóvel, com suas benfeitorias, onde está instalado o Museu de Zoologia.

A lei, de autoria do próprio governador, visa garantir à USP a segurança de que o seu Museu de Zoologia continue instalado à Avenida Nazaré, 481, numa área de 5.492,05 metros quadrados, ao lado do Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, Zona Sul da Capital.

Com cerca de 110 anos, o Museu de Zoologia da USP sempre esteve instalado no mesmo local, porém pertencia até 1969 à Secretaria da Agricultura e Comércio do Estado, quando então foi passado para a Universidade de São Paulo. Ele integrava o Museu Paulista – conhecido como Museu do Ipiranga.

Em 1987, a Lei 5.602 de 21 de abril, autorizou a Fazenda do Estado a doar o imóvel à USP, mas pela área pertencer ao Parque da Independência, ainda não regularizada junto ao cartório, não foi possível a doação. Por esse motivo, o governador encaminhou à Assembléia Legislativa a atual lei, que garante o direito de uso do imóvel pela USP – “…de sorte a propiciar à Universidade de São Paulo a utilização do imóvel com segurança, enquanto não se ultimam as providências destinadas a possibilitar o registro definitivo da área, ocasião em que se poderá concretizar a alienação, por doação, já autorizada na lei anteriormente mencionada…”, diz a Lei 11.524.

O Museu de Zoologia se divide em duas importantes áreas, a de pesquisa e a de zoologia. Ele abriga mais de 8 milhões de exemplares de animais, fósseis e réplicas. Mas apenas uma parte deles, cerca de 1.500, podem ser vistos pelos visitantes. Atualmente, o Museu de Zoologia da USP está com a exposição de longa duração “Pesquisa em zoologia, biodiversidade sob o olhar do zoólogo”.

O prédio, que passou por restauro em sua fachada, abriga também beleza arquitetônica e vitrais da década de 40. O Museu de Zoologia da USP abre de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas. O ingresso custa R$ 2,00. Estudantes pagam meia. Crianças até seis anos e pessoas maiores de 65 tem entrada grátis. Mais informações pelo site: (www.mz.usp.br).

Lilian Santos