Estado começa limpeza do Tamanduateí e entrega viaturas à PM no Grande ABC

Serão feitos desassoreamento e limpeza de ponto críticos no rio

sáb, 23/08/2003 - 15h56 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin visitou nesta sábado, dia 23, o município de Santo André, região do ABC, onde deu início às obras de desassoreamento e limpeza de pontos críticos do Rio Tamanduateí e entregou 20 viaturas à Polícia.

Os trabalhos de limpeza e desassoreamento beneficiarão mais de um milhão de moradores dos bairros localizados ao longo do Tamanduateí nos municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e Mauá.

Serão investidos 2,7 milhões e estão previstas a remoção de 120 mil metros cúbicos de assoreamento e limpeza de 34 mil metros quadrados, gerando 150 novos empregos. As obras devem estar concluídas em 180 dias.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, a região já conta com 12 piscinões e outros quatro já estão em licitação. ‘O Estado também está fazendo o rebaixamento da calha do Rio Tietê, aprofundando mais 2,5 metros. Isso permitirá que os afluentes entrem com mais facilidade no rio, inclusive o Tamanduateí, evitando enchentes’.

Desde que foi concluída a canalização do Tamanduateí, em 1996, pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), essa vai ser a primeira grande limpeza do canal do rio. Será realizada num trecho de 18 quilômetros, desde a Praça Nove de Julho, na Capital, até a foz do Córrego Caçaquera, em Mauá. ‘Será uma montanha de 120 mil metros de mato, areia, terra e sujeira’, brincou Alckmin.

Entrega de viaturas

Ainda em Santo André, o governador entregou sete viaturas para a Ronda Escolar dos municípios da região, sendo duas para Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra e uma para São Caetano do Sul.

O Policiamento Integrado também será beneficiado com o recebimento de 13 novas viaturas, num valor total de R$ 241,8 mil. A distribuição será a seguinte: duas para Santo André e Mauá, cinco para São Bernardo do Campo e quatro para Diadema. Com os veículos entregues hoje, a região já recebeu do Estado 50 viaturas.

Segundo o Secretário da Segurança Publica, Saulo de Castro, as viaturas para a Ronda Escolar, fazem um trabalho integrado com Secretaria da Educação, que está possibilitando a abertura das escolas nos finais de semana, para atividades culturais e de lazer.

Saulo também anunciou que a região terá mais 1.367 policiais militares.’A secretaria está redistribuindo o efetivo e esse remanejamento será feito com critérios absolutamente técnicos. de acordo com as condições econômicas do município, número de favelas, índice de criminalidade e idade da população’. O aumento do efetivo foi elogiado pelos prefeitos de Santo André, João Avamileno (PT) e São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello (PTB).

O secretário informou ainda que nas cidades de São Bernardo do Campo e Santo André serão construídos 2 novos batalhões da Polícia Militar. ‘A integração é uma das formas inteligentes e econômicas de combater a violência e melhorar a segurança’.

Cíntia Cury / Carlos Prado