Estado começa desativação da Cadeia Pública da Praia Grande

Nesta sexta-feira, dia 31, foram transferidos os primeiros 61 presos condenados para outros presídios do Estado

sex, 31/01/2003 - 10h36 | Do Portal do Governo


Dando continuidade ao processo de desativação da cadeia pública da Praia Grande, na Baixada Santista, o Governo do Estado transferiu nesta sexta-feira, dia 31, os primeiros 61 detentos para outros presídios do Estado.

A Cadeia Pública Doutor Luis Manuel Ribeiro (antigo Dacar 10) será desativada para reformas e o prédio será transformado em um Centro de Detenção Provisória (CDP), que passará a ser de responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária.

Segundo o diretor Cláudio Rossi, trata-se da maior cadeia da região que abriga presos provisórios e condenados. ‘Precisamos adequar a cadeia ao sistema de CDP´s, refazer a parte hidráulica e elétrica’.
Atualmente, existem 1.002 presos na Cadeia Pública, sendo 400 condenados e 602 aguardando julgamento. ‘Inicialmente, serão transferidos 50 detentos para as Penitenciárias I e II de São Vicente, 3 para o CDP de São Vicente e 8 para a Penitenciária do Estado. A idéia é transferir 100 presos condenados por semana’, afirmou Rossi.

O delegado seccional de Santos, João Jorge Guerra Cortez, informou que a desativação total deve ser concluída em quatro meses.
O Governo do Estado construiu 18 Centros de Detenção Provisória durante a administração Covas-Alckmin, com um total de 12.512 vagas abertas no sistema penitenciário.

São os seguintes: Osasco I, Osasco II, Campinas, Vila Independência, Chácara Belém I, Chácara Belém II, São Vicente, Taubaté, Hortolândia, Guarulhos I, Guarulhos II, Mogi das Cruzes, Parelheiros. São José do Rio Preto, Santo André, Sorocaba, Ribeirão Preto e Piracicaba.

Além disso, estão em construção mais 6 CDPs, com 3.968 novas vagas, em Suzano, Bauru, Mauá, São Bernardo do Campo e Itapecerica da Serra. Encontram-se em licitação mais duas obras, em Diadema e Caiuá, com 1.344 vagas.

Carlos A. Prado