Estado avalia resultados da implantação do Lien Ch’i nas aulas de Educação Física nas escolas estadu

Em palestra sobre qualidade de vida, Alckmin destaca necessidade de exercícios físicos e meditação para evitar o estresse

qui, 16/12/2004 - 13h39 | Do Portal do Governo


A implementação do Lien Ch’i e meditação nas aulas de Educação Física em escolas da rede estadual completou um ano e já apresenta bons resultados. Nesta quinta-feira, dia 16, a avaliação do impacto do programa foi apresentada aos diretores de escolas e Diretorias de Ensino de todo o Estado, no Palácio das Convenções do Anhembi. Além dos resultados, o evento também teve como objetivo estimular os dirigentes a ampliarem a abrangência da prática nas escolas.

Durante a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin ministrou palestra sobre Qualidade de Vida e Medidas Anti-Estresse, onde destacou, principalmente, as causas e conseqüências do estresse e a importância da prática de exercícios físicos para minimizar os efeitos negativos, como doenças psicossomáticas.

“A avaliação do programa de Lien Ch’i e meditação nas escolas foi muito positiva. Diminuiu a violência e a agressividade dos alunos. Melhorou a atenção escolar e a disciplina”, disse Alckmin. Segundo ele, essas práticas devem se estender a todos, não apenas aos alunos. “É uma cultura. Se a pessoa não mexer o corpo, não se exercitar, vai ter um estresse mais acentuado. Isso afeta a saúde e o comportamento das pessoas, que ficam mais agressivas e respondem de maneira exagerada ao estresse do dia-a-dia”, explicou.

O governador destacou ainda a importância da volta das aulas de Educação Física e Educação Artística para 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Ele enfatizou que são aulas que desenvolvem a sensibilidade e criam a cultura da disciplina e do exercício físico.

O Lien Ch’i é uma técnica oriental baseada em exercícios de movimentos suaves que imitam animais e elementos da natureza para ‘ativar’ a energia das pessoas. Sua prática foi introduzida na rede estadual de ensino em novembro de 2003, por sugestão da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, com o objetivo de reduzir o estresse e aumentar a capacidade de concentração dos alunos e professores. De acordo com o governador, o Lien Ch’i é uma ginástica rítmica que envolve também coordenação motora.

Comandado pelo doutor Jou Eel Jia, que introduziu a técnica no Brasil, o programa já capacitou 3.730 professores da Capital e Interior. Neste primeiro ano, a prática atingiu cerca de 1,47 milhão de alunos de 2.188 escolas. Até o final de 2005, o projeto deverá capacitar 10 mil professores da rede.

Os números do programa

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), Sônia Maria Silva, 48% dos professores capacitados utilizam o Lien Ch’i constantemente nas aulas de Educação Física. Outros 24,86%, além da prática constante, expandiram a técnica para outras disciplinas e envolveram professores, diretores, alunos e comunidade.

A prática teve aceitação de 96,4% dos alunos de 1ª a 4ª séries, mas ainda não conquistou o mesmo sucesso entre os alunos do Ensino Médio. De acordo com Silva, nessa faixa etária os melhores resultados foram obtidos em escolas onde a técnica foi associada a outros conhecimentos, como história da China e prática milenar da medicina. Segundo a coordenadora, o sucesso do programa está vinculado principalmente ao envolvimento dos professores, apoio da direção da escola e compreensão dos benefícios das atividades.

Na opinião dos alunos, a prática do Lien Ch’i proporcionou relaxamento e melhor postura corporal e melhoria na aprendizagem, disciplina, concentração, relacionamento pessoal e harmonia na escola, além de diminuição da ansiedade e agressividade. Ela destacou ainda que 1,7 mil professores da Capital e Grande São Paulo estão cursando, desde agosto, o módulo II, de especialização.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, ressaltou que o diretor é o grande líder do processo educativo numa escola. “Daí, a idéia de trazê-los aqui para refletir sobre a medicina tradicional chinesa e ouvir o governador falar, como médico também, sobre essas questões que são fundamentais para que as pessoas tenham foco, eixo, serenidade”, afirmou.

Cíntia Cury