Estado assina protocolo para implantação de trem turístico de Paranapiacaba

Ação será parceria da CPTM, Secretaria de Transportes Metropolitanos e Prefeituras de Santo André e Rio Grande da Serra

seg, 04/07/2005 - 9h48 | Do Portal do Governo

Paranapiacaba poderá ter um trem turístico em breve. O governador Geraldo Alckmin autorizou, no último sábado, dia 2, durante visita ao município de Santo André, a assinatura a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) a assinarem protocolo de intenções com as prefeituras de Santo André e Rio Grande da Serra para o desenvolvimento de ações para a implantação do trem turístico na Linha D da CPTM até Paranapiacaba.

O protocolo estabelece a realização de estudos para identificar alternativas possíveis para a implantação do trem, bem como as intervenções necessárias (como recuperação de via permanente e de rede), quantidade de composições, estimativa de recursos para implantação, manutenção e operação da composição turística.

A Linha D da CPTM tem 37 quilômetros de extensão e liga a Estação Luz, na região central da capital, ao município de Rio Grande da Serra. A idéia inicial é implantar um trem turístico, que funcionaria nos fins de semana e feriados, entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, num trecho de 11 quilômetros.

Os órgãos envolvidos deverão concluir os estudos em cerca de 120 dias. O próximo passo será a assinatura de convênio, que definirá a alternativa mais adequada, as responsabilidades de cada um e a definição de quem arcará com os custos de implantação, manutenção e operação do serviço.