Estado assina protocolo de intenções com Investe Brasil

Assinatura foi durante a terceira reunião do Cericex

seg, 24/11/2003 - 11h45 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta segunda-feira, dia 24, a assinatura do Protocolo de Intenções com a Rede Brasileira de Promoção de Investimentos (Investe Brasil), durante a terceira reunião do Conselho Estadual de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Cericex), no Palácio dos Bandeirantes. Estavam presentes o ministro Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e o secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

O vínculo de cooperação entre o Estado e a Investe Brasil será chamado de Associação Cooperativa e visa atrair investimentos diretos estrangeiros ao Estado, por meio de propaganda do Brasil no exterior e a divulgação, tanto no País quanto lá fora, de informações sobre a economia, o ambiente de negócios e a oportunidade de investimentos no Estado paulista.

Especificamente, a assinatura do Protocolo de Intenções promoverá a imagem do Brasil e a do Estado entre a comunidade de investidores e seus respectivos formadores de opinião. Entre eles, a imprensa, os bancos de investimentos de alto impacto, as agências de classificação de risco, advogados e consultores. Também será estimulada a captação de investimentos diretos por meio de atividades de promoção, atração e retenção de investimentos. Para isso, a Investe Brasil treinará representantes do Estado em cursos e seminários.

Atividades

Todas as atividades da Associação Cooperativa serão voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável do Estado. Elas visam gerar trabalho e renda, maior valor agregado da produção local, alavancar a geração de capital intelectual e utilizar alto conteúdo de tecnologia. Dessa maneira, o saldo da balança comercial tende a ser positivo ao País, atendendo assim às necessidades locais de infra-estrutura.

A imagem do Brasil e do Estado também será detalhada por meio de informações no website da Investe Brasil (www.investebrasil.org.br). O acordo também será muito importante para potencializar a Central de Digital para o Desenvolvimento (www.investimentos.sp.gov.br).

Ainda durante a reunião, foram apresentados os 31 Arranjos Produtivos que estão sendo trabalhados no Estado. Entre eles, detalhes dos programas já desenvolvidos em Birigüi, Jaú, Ribeirão Preto e Votuporanga, que se referem à comercialização de sapatos infantis, sapatos femininos, aparelhos médicos odontológicos e móveis, respectivamente.

O empresário José Américo Ribeiro dos Santos apresentou a proposta de implantação do Centro de Logística de Exportação (Celex) – uma central de atendimento, que ocupará um prédio no km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes, próximo à Secretaria da Agricultura e Abastecimento. O Celex, que deve estar pronto em março de 2004, tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelos diversos órgãos de comércio exterior, informar, orientar e capacitar micros e pequenos empresários. O Centro de Logística já conta com o serviço de Atendimento ao Exportador (CAE), em operação desde agosto do ano passado por meio eletrônico (www.exporta.sp.gov.br), e-mail central@exporta.sp.gov.br) ou telefônico (11 – 3272-7374).

Cericex

O Conselho Estadual de Relações Internacionais (Cericex) é um órgão colegiado com o objetivo de opinar, quando solicitado, quanto à adoção, implementação e coordenação de políticas e medidas do Estado relativas ao comércio exterior e relações internacionais. Instituído em março de 2003, o Cericex tem como presidente o governador, como vice, o vice-governador Cláudio Lembo, além de mais dez secretários de Estado e 30 líderes empresarias.

Já a agência de promoção de investimentos – Investe Brasil é uma organização da sociedade civil em parceria com o Governo do Estado. Ela é mantida por dez ministérios e 32 entidades da iniciativa privada.

Valéria Cintra/Lilian Santos