Estado assina convênios para assentamentos em 15 municípios do Pontal do Paranapema

Serão desenvolvidos programas voltados aos jovens, famílias, idosos e portadores de deficiência

qui, 13/06/2002 - 16h05 | Do Portal do Governo

Mais de 1.750 pessoas que vivem em assentamentos na região do Pontal do Paranapanema serão beneficiadas com o desenvolvimento de diversos programas sociais voltados ao atendimento de jovens, idosos, portadores de deficiência e famílias que estão abaixo da linha da pobreza. Nesta segunda-feira, dia 17, o Governo do Estado assina convênios com 15 municípios, no valor total de R$ 541,77 mil, com duração de sete meses, de junho a dezembro deste ano.

Esses convênios serão firmados para ampliar a ação que o Estado vem desenvolvendo nos assentamentos por intermédio do Instituto de Terras de São Paulo (Itesp), já que as famílias que vivem nessas condições dificilmente têm acesso aos programas desenvolvidos pelos municípios.

Serão atendidas as cidades de Caiuá, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sandovalina, Teodoro Sampaio e Tupi Paulista.

As famílias que vivem em assentamentos passarão a ter acesso aos programas Espaço Amigo, Renda Cidadã e Fortalecendo a Família, além dos serviços de Atenção ao Idoso e à Pessoa Portadora de Deficiência.

O Programa Espaço Amigo oferece ações complementares à escola e apoio psicossocial e sociofamiliar a crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 14 anos. Atende, prioritariamente, jovens em situação de risco pessoal e social e provenientes de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. As crianças e os adolescentes recebem reforço escolar, noções de cidadania e realizam atividades esportivas e de lazer, ministradas por bombeiros, professores e profissionais de educação física em sedes de entidades sociais, centros recreativos ou esportivos. O convênio prevê o atendimento de 675 crianças e adolescentes.

O Renda Cidadã vai oferecer apoio financeiro temporário a 420 famílias em condições de extrema pobreza nos assentamentos do Pontal. O Governo do Estado entregará um subsídio de R$ 60,00 mensais às famílias com renda de até um salário mínimo. O dinheiro é retirado por meio de um cartão magnético, que fica sob responsabilidade da mulher.

O Fortalecendo a Família é um programa complementar ao Renda Cidadã e atenderá as mesmas 420 famílias. Com um trabalho de base realizado com todos os membros da família, principalmente as mães, o Programa tem como meta evitar a gravidez precoce, tornar hábito alguns cuidados elementares com a saúde e alertar sobre o perigo das drogas.

Cerca de 700 pessoas com idade superior a 60 anos, e que vivem em situação de exclusão social, serão atendidas pelo Serviço de Atenção ao Idoso, que visa a implantação de Centros de Convivência. Nos espaços são desenvolvidas atividades culturais, associativas, produtivas, de lazer, resgate da memória, de estímulo a atividades físicas e de ação comunitária. Os Centros de Convivência do Idoso criam oportunidade de convívio social, permanência no meio comunitário e familiar.

O Serviço de Atendimento à Pessoa Portadora de Deficiência visa criar condições favoráveis à autonomia, inclusão e acesso aos diretos de cidadania. Na região do Pontal do Paranapanema será ampliada a oferta de atividades de estimulação, apoio a programas de habilitação e reabilitação, encaminhamento para serviços públicos e qualificação para o trabalho, propiciando convivência familiar e comunitária e inclusão social. Mais 235 pessoas devem ter acesso ao programa.

Nesta segunda-feira, dia 17, o secretário estadual da Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Nelson Proença, estará, às 15h30, no município de Mirante do Paranapanema para a assinatura dos convênios.

Data: segunda-feira, 17 de junho de 2002
Horário: 15h30
Local: Rotary Clube, Rua João Augusto de Almeida, 1.627 (próximo à Diretoria de Ensino).

Cíntia Cury