Estado assina convênio com 200 municípios para construção e ampliação de escolas

Também foi inaugurado nesta terça-feira, dia 2, o Centro de Excelência de Atendimento ao Professor

ter, 02/07/2002 - 16h12 | Do Portal do Governo


Os municípios do Estado de São Paulo passaram a contar nesta terça-feira, dia 2, com mais recursos para a construção de escolas, ampliações e reformas. Cerca de 400 obras serão realizadas nas unidades de ensino de 200 cidades paulistas. O repasse de R$ 63 milhões para a execução dos trabalhos foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e pelas prefeituras envolvidas. Alckmin também inaugurou o Centro de Excelência de Atendimento ao Professor, localizado na sede da Secretaria da Educação, na Capital.

Os convênios assinados hoje vão permitir a construção de 79 escolas e a realização de 86 ampliações e 236 reformas. No total, serão implantadas mais 710 salas de aula, para beneficiar aproximadamente 75 mil estudantes. Dos 200 convênios firmados, por meio do Programa de Ação Cooperativa Estado-Município para Construção e Ampliações Escolares (PAC), 74 foram novas parcerias e 126 aditamentos.

Alckmin destacou a importância da realização do trabalho em conjunto com os municípios. ‘A verba aplicada de maneira descentralizada ajuda a gerar emprego dentro de cada cidade. Também faz com que as obras fiquem prontas mais rapidamente e de maneira mais bem feita, porque a população fiscaliza’, explicou. Ele disse que todas as prefeituras que demonstram interesse em realizar as obras recebem o dinheiro do governo estadual. ‘Quando não há interesse das cidades, o Estado mesmo faz, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE)’, afirmou.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, destacou que as grandes mudanças em uma sociedade acontecem pela educação. ‘É o que está sendo feito em São Paulo. O Governo do Estado não está poupando investimentos neste setor’, confirmou. Falando em nome dos prefeitos que participaram da cerimônia, o prefeito de Caraguatatuba, Antônio Carlos, elogiou o programa educacional desenvolvido nos últimos sete anos. ‘Nestes últimos anos, foram construídas mais salas de aula do que em toda a história de Caraguatatuba. Além disso, todas as escolas da nossa cidade contam hoje com laboratórios de informática’, observou.

Chalita informou que a Secretaria está atuando com três metas educacionais. A primeira é a Habilidade Cognitiva, que consiste em passar informações e conteúdos de maneira sedutora para os alunos. A segunda é a Habilidade Social, que implica a noção de cidadania, com um forte trabalho contra a violência. A última é a Habilidade Emocional, com a volta das aulas de Educação Física e Artística para o Ensino Fundamental e um amplo trabalho com a famílias dos estudantes.

Centro de Atendimento ao Professor

Também foi inaugurado hoje um novo canal para que os professores possam aprimorar suas funções. É o Centro de Excelência de Atendimento ao Professor, inaugurado na sede da Secretaria da Educação, na Praça da República. O Centro foi criado para que os professores estaduais possam tirar dúvidas, receber orientações e refletir sobre suas ações a respeito de situações que envolvam o comportamento dos alunos. ‘Eles poderão obter informações on-line do lugar onde estiverem’, disse Alckmin.

Dez especialistas das universidades USP, Unesp, PUC e Unicamp ficarão disponíveis para responder às questões levantadas pelos professores. O contato será realizado por meio do endereço eletrônico disponibilizado exclusivamente para os docentes, no site www.educacao.sp.gov.br.

A novidade faz parte do Plano de Segurança nas Escolas, desenvolvido pelo Governo do Estado. Entre as questões às quais os docentes terão acesso destacam-se: manifestações de violência no contexto escolar, doenças sexualmente transmissíveis, sexualidade, drogas, alcoolismo e tratamento aos alunos de necessidades especiais.

Também está sendo implantada no local uma central de atendimento à população com informações sobre a Secretaria de Estado da Educação. As pessoas podem buscar informações pelo telefone 0800-7700012, ou indo pessoalmente à sede da Secretaria. Os contatos também poderão ser feitos pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br. O horário de atendimento é das 8 às 19 horas.

Rogério Vaquero