Estado anuncia na próxima semana 25 novas unidades da Febem

Todas já estão com o terreno acertado, projeto pronto e contam com apoio das prefeituras

sáb, 07/05/2005 - 14h51 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin informou, neste sábado, dia 7, após a abertura do mutirão de mamografia no Estado, que vai anunciar, na próxima semana, a implantação de 25 novas unidades da Febem, com 40 vagas cada, no total de mil vagas.

Ele explicou que todas elas já estão com o terreno acertado, projeto pronto e contam com apoio das prefeituras. Ao todo, serão construídas 41 unidades no Estado e a expectativa é que no ano que vem, o complexo da Febem Tatuapé seja desativado e transformado no Parque do Belém.

Alckmin destacou que muitas prefeituras estão colaborando e que o trabalho em prol do jovem infrator deve ser realizado por todos. ‘Temos que dar a mão para o jovem e deixar de estigmatizar uma instituição que tem a tarefa de ressocializar e reeducar o adolescente que entrou em conflito com a lei’, disse. Para ele, o caminho é a construção de unidades menores, que desenvolvam uma agenda pedagócica.

O governador acrescentou que a maquete do projeto arquitetônico das unidades será apresentada na semana que vem e que elas serão como escolas, em prédios com três pavimentos, sendo que na parte superior haverá uma quadra esportiva coberta. As 25 unidades que serão anunciadas deverão ter as obras iniciadas logo após o processo de licitação e terão cerca de 150 dias para ficar prontas.

Ele destacou, ainda, outros programas para a juventude, como o programa Escola da Família, que abre as escolas estaduais nos fins de semana, com diversas atividades, e o Ação Jovem, que traz de volta à escola aqueles que deixaram de estudar, com a possibilidade de receberem complemento de renda do Estado.

Em todo o Estado, atualmente são cerca de 6,5 mil jovens em privação de liberdade.

Cíntia Cury