Estado anuncia medida para reduzir consumo de água e minimizar risco de adoção de restrição

Todos os clientes que atingirem redução de 20% de consumo recebarão 20% de desconto no valor das contas

qua, 10/03/2004 - 12h30 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 10, na barragem Jaguari, que integra o Sistema Cantareira, o lançamento de mais uma medida que tem como objetivo estimular a população da Região Metropolitana de São Paulo a reduzir o consumo de água e minimizar o risco da necessidade da adoção de medidas de restrição do consumo.

O programa, chamado de BÔNUS DA ÁGUA, prevê que todos os clientes que atingirem uma redução de 20% em suas médias de consumo de água recebam um prêmio de 20% de desconto no valor final de suas contas.

Para estabelecimento da média de consumo foi considerado o período de 15/3 a 15/9 de 2003, mesmo período do programa, que se inicia a partir das leituras realizadas a partir do dia 15 de março, sendo válido até 15 de setembro.

O período foi escolhido para coincidir com a chamada época seca do ano, quando ocorrem os menores índices de chuvas e, conseqüentemente, é mais importante a economia de água – principalmente neste ano, quando os níveis dos reservatórios estão mais baixos.

A medida faz parte do pacote de ações que a Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, está desenvolvendo em seu programa de comunicações. Desde outubro de 2003 está no ar a campanha “OLHA O NÍVEL”, com anúncios em todas as mídias; blitz em diversos pontos da cidade; apresentações e parcerias com clientes, fornecedores e diversos segmentos da sociedade – sempre com o intuito de mostrar a situação dos reservatórios de abastecimento de água da RMSP, incentivar o uso racional, o combate ao desperdício e promover uma nova consciência em relação a importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento socioeconômico de toda a sociedade.

Segundo os estudos realizados pela Sabesp com uma redução de 20% no consumo, juntamente com as médias de chuvas de cada mês e os investimentos da Empresa no aprimoramento dos processos de produção e distribuição de água, é possível evitar o desconforto de um racionamento – última medida a ser adotada para evitar o colapso do sistema de abastecimento.

Os clientes que atingirem os 20% estarão, na verdade, ganhando duplamente, pois, além do bônus, irão se situar em uma faixa de consumo menor, na qual o valor do metro cúbico consumido é mais barato. Vale lembrar que o sistema tarifário da Sabesp é progressivo, ou seja, quanto maior o consumo, mais caro é o valor do metro cúbico – uma medida lógica quando se entende a água como um produto finito, essencial e que precisa ser consumido com lógica e economia.

Os clientes serão informados de suas metas diretamente nas contas de água, que trarão impressos os valores de consumo mensal, média de consumo, meta da promoção e, no caso daqueles que atingirem a redução, a bonificação de 20% no valor será imediata.