Estado anuncia implantação de Plano de Segurança em São José do Rio Preto

Região recebe 48 viaturas para a Polícia Militar, 13 para a Polícia Civil e 20 Ambulâncias, além de veículo para transportar pacientes

qua, 22/05/2002 - 18h00 | Do Portal do Governo


Cerca de 44,6 mil alunos de 36 unidades de ensino da rede pública estadual de São José do Rio Preto serão beneficiados com a implantação pelo Governo paulista do Plano de Segurança Escolar do Estado. Nesta terça-feira, dia 22, o governador Geraldo Alckmin esteve no município para o anúncio da medida. Alckmin também entregou viaturas, ambulâncias e veículo para transporte de passageiros para cidades da região.

O programa de segurança nas escolas prevê policiamento fixo, ronda escolar e adoção de unidades (a companhia da PM mais próxima da escola se torna responsável por sua segurança). Quinze delas receberão câmeras de vídeo e alarmes, com investimentos de R$ 67,5 mil.

Além disso, serão destinadas seis viaturas somente para ronda escolar nas unidades de ensino do município. Essas viaturas farão parte de um lote de 471 que o Governo está adquirindo somente para este fim. “Inclusive os carros terão a inscrição Ronda Escolar”, esclareceu Alckmin. O governador lembrou ainda que todos os professores serão treinados e capacitados, e que o Governo vai dispor de um centro de referência para consulta imediata nos casos de identificação de estudantes com problemas de drogas.

O programa prevê também a contratação de agentes para atuarem nos portões das escolas. E está sendo feito um levantamento para determinar o número de novos funcionários necessários em São José do Rio Preto. O plano inclui ainda um trabalho preventivo, que será realizado em parceria com os municípios, entidades públicas e privadas.

A iniciativa do Governo deve atingir as 6 mil escolas do Estado, que reúnem cerca de 6 milhões de alunos. O investimento previsto é de R$ 82 milhões, provenientes da Secretaria da Educação, e R$ 16 milhões da Secretaria da Segurança Pública.

Para garantir a segurança escolar, o Estado vai tomar outras medidas, como a ampliação do programa Parceiros do Futuro (de abertura das escolas nos fins de semana), a melhoria das quadras esportivas da rede pública e a utilização de viaturas específicas para patrulhar as redondezas das escolas. As áreas degradadas dentro das unidades serão recuperadas pelos próprios alunos. O programa deverá ser lançado também em Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos e São Vicente.

Viaturas e ambulâncias

Os municípios da região que receberam as 48 viaturas para a Polícia Militar e 13 viaturas para a Polícia Civil são os seguintes: São José do Rio Preto, Andradina, Araçatuba, Barbosa, Birigui, Catanduva, Guararapes, Ilha Solteira, José Bonifácio, Mirandópolis, Mirassol, Nova Granada, Nova Lusitânia, Novo Horizonte, Penápolis, Pereira Barreto, Sales, Santa Adélia, Santo Antonio do Aracanguá, Tanabi e Valparaíso.

Os investimentos do Governo Estadual com as novas viaturas atingem R$ 2,2 milhões. Em todo o Estado, de 1995 até o último dia 6 de maio, foram entregues 12.671 veículos para as polícias, totalizando investimentos de R$ 313 milhões.

Já as ambulâncias foram entregues a 20 municípios da região: São José do Rio Preto, Bady Bassit, Bálsamo, Guapiaçu, Ibirá, Jaci, Mendonça, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Onda Verde, Orindiúva, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Ubarana, União Paulista e Zacarias

Os veículos são equipados com maca, banco lateral, rede de oxigênio, fluxômetro, máscara aspirador com frasco umidificador, cilindro de oxigênio de sete litros, suporte para soro e plasma. O custo de cada ambulância é de cerca de R$ 37 mil. Elas fazem parte de um lote de 250 veículos, comprado pelo Governo para distribuir aos municípios onde a demanda é maior. O investimento total foi de R$ 9,4 milhões. O município de Adolfo também recebeu uma viatura para transporte de pacientes.