Estado antecipa pagamento do 13º do Funcionalismo Público

Serão injetados R$ 805 milhões na economia paulista às vésperas do Natal

ter, 09/12/2003 - 20h14 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin determinou à Secretaria da Fazenda, nesta terça-feira, dia 9, que antecipe para o próximo dia 19, sexta-feira, o pagamento da segunda parcela relativa ao 13º salário do funcionalismo público estadual.

A lei determina que o pagamento seja feito em dezembro, sem especificar o dia. Mas, tradicionalmente, é feito pelo Governo do Estado no dia 20. Se a tradição fosse mantida, os mais de 1,16 milhão de servidores (ativos e inativos) da administração direta, incluindo os outros poderes (Legislativo, Judiciário e Ministério Público) e autarquias, só iriam ter acesso à segunda parcela no dia 22, uma segunda-feira. O pagamento do 13º significará uma injeção de R$ 805 milhões na economia paulista às vésperas do Natal.

A primeira parcela já foi antecipada ao longo do ano, obedecendo à data de aniversário do servidor. ‘Ao contrário de alguns Estados, que enfrentam dificuldades para realizar o pagamento do 13º, o Estado de São Paulo, além de antecipar a primeira parcela no mês de aniversário do servidor, durante o ano teve a preocupação de provisionar recursos para honrar o pagamento da segunda parcela’, disse o governador Geraldo Alckmin.

O governador também decretou ponto facultativo para o funcionalismo estadual nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (ambos numa sexta-feira).