Estação Ipiranga do Metrô será antecipada

Alckmin pediu um estudo para que as três estações da Linha 2 sejam construídas simultaneamente

qui, 14/10/2004 - 14h30 | Do Portal do Governo


Durante vistoria de expansão das obras da Linha 2 do Metrô, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, o governador Geraldo Alckmin determinou ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e ao presidente do Metrô, Luiz Carlos David, que incluam na primeira etapa de prolongamento deste trecho a construção da estação Ipiranga. Um estudo completo, incluindo custo e desapropriações, será apresentado ao governador na semana que vem. No projeto anterior, esta estação estava programada para ser entregue numa segunda etapa, juntamente com a futura estação Sacomã.

O decreto desapropriatório está sendo elaborado, informou o secretário Fernandes. Segundo ele, a idéia é começar a desapropriação em novembro, uma vez que a obra causará um pequeno impacto social, pois menos de 20 casas serão desapropriadas. A estação Ipiranga será construída entre as ruas Gentil de Moura e Visconde de Pirajá, próximo à avenida Nazaré.

A obra toda (incluindo a parte física e os trens) está estimada em R$ 250 milhões. A intenção do Governo é de entregá-la até o final de 2006. A entrega das estações Chácara Klabin e Imigrantes está prevista para o primeiro semestre de 2006. A estação Ipiranga, informou o governador, tem uma grande importância para a região sudeste da Capital. A estimativa é que sozinha ela transporte 50 mil passageiros/dia, ou seja, 10 mil a mais do que as estações Chácara Klabin e Imigrantes juntas, por onde passarão 40 mil passageiros/dia.

Expansão da Linha 2

Alckmin percorreu o túnel que está sendo construído entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana, com prolongamento até a região do Ipiranga. Os operários já escavaram 560 metros de túneis, a 24 metros de profundidade. Dentro de uma van, o governador foi até o canteiro de obras da estação Imigrantes.

Atualmente, a Linha 2 do Metrô vai da Vila Madalena à Ana Rosa. Para que ela seja estendida até a região sudeste da Capital, o Governo está construindo mais duas estações: Chácara Klabin e Imigrantes, que totalizam 2,9 km de extensão. As escavações da Linha 2 atingiram o ponto de passagem sob os túneis da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi). Desde o início da obra, em 31 de março deste ano, foram retirados 19.040 metros cúbicos de terra.

O Governo está investindo na construção das estações Chácara Klabin e Imigrantes R$ 559 milhões, sendo parte do Governo do Estado, e a outra financiada pelo BNDES. A Linha 2 transporta 260 mil passageiros/dia. Com a entrega das duas estações mais a Ipiranga, a previsão é que este número suba para 380 mil/dia.

“Estamos cada vez mais integrando os modais. Todo mundo que vem da Baixada Santista pode ter uma integração com o Metrô aqui na estação Imigrantes”, disse Alckmin, ressaltando que o povo quer transporte sobre trilho de alta capacidade. Ele voltou a lembrar que, pela primeira vez, o Metrô está fazendo duas linhas simultâneas: a Linha 4 (Estação da Luz até Vila Sônia) e a extensão da Linha 2.

Os investimentos do Governo nesta área não param. Os trens da CPTM vão chegar até o bairro do Grajaú na Zona Sul, e, para beneficiar os estudantes que irão estudar na USP da Zona Leste, serão erguidas mais duas estações na Linha F: Jardim Helena e Jardim Romano. “Estamos trabalhando também para levar o Expresso Leste até Suzano”, citou Alckmin. “Estamos tendo um salto no transporte sobre trem e metrô. Em breve estaremos transportando entre 5 a 6 milhões de pessoas diariamente. Hoje são 4 milhões por dia”, afirmou.

Valéria Cintra