Estação Especial da Lapa realiza mostra de artes no Dia do Deficiente

Abertura será às 10 horas desta quarta-feira, dia 3, na Pinacoteca do Estado

ter, 02/12/2003 - 12h11 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 3, data em se comemora o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, será aberta às 10 horas, na Pinacoteca do Estado, a mostra de artes plásticas do Projeto Estação Especial da Lapa, com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin. A realização é feita em parceria com a Revista Sentidos e tem a colaboração da Pinacoteca do Estado e Secretaria de Estado da Cultura. O público também poderá visitar a exposição na quinta-feira, dia 4.

Na abertura da mostra, haverá apresentação de balé de Aline Tomaz, portadora da síndrome de Down, que venceu suas limitações e se destacou no desenvolvimento artístico.

Os trabalhos desenvolvidos nas oficinas culturais fazem parte do acervo da Estação Especial da Lapa. São pinturas em óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, xilogravuras e peças elaboradas com material reciclado, além de obras em tinta acrílica sobre madeira. Cerca de 30% dos freqüentadores das atividades não são portadores de deficiências e interagem com os demais usuários num processo de inclusão social.

Segundo Mônica Nunes, curadora da mostra, a idéia deste projeto é apresentar o resultado de algumas técnicas desenvolvidas na Estação Especial da Lapa. “A arte transcende limites. Ela desperta a consciência, reaviva o indivíduo e o impulsiona para o desenvolvimento. Ela liberta emoções e sentimentos e favorece a auto-estima”, considera a curadora.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1991, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde então, é celebrado em 03 de dezembro em todos os países.

ESTAÇÃO ESPECIAL DA LAPA

A Estação Especial da Lapa – EEL, Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, é um espaço público, inaugurado em 1990, voltado especialmente ao seguimento de pessoas portadoras de deficiências e seus familiares. Vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a EEL conta com diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos governamentais. Tem como objetivo garantir os direitos e resgatar a cidadania desse segmento, proporcionando a inclusão social e consequentemente a melhora da qualidade de vida de seus usuários. Atualmente, atende a cerca de 1.200 usuários.

O aspecto cultural e profissional é desenvolvido por meio de cursos profissionalizantes teórico-prático, oficinas ocupacionais, culturais e de lazer, bem como por atividades esportivas (esporte adaptado). Também são desenvolvidos programas que abordam diretamente os aspectos educacionais e de complementação terapêutica como a eqüoterapia.

REVISTA E SITE SENTIDOS

São veículos de comunicação com conteúdo voltado à inclusão social das pessoas, com ênfase na questão das deficiências. Completando seu terceiro ano de existência, as publicações já conquistaram um espaço muito grande junto a formadores de opinião, em virtude da linha editorial adotada e a colaboração de pessoas interessadas no assunto. Enquanto temas que requerem mais elaboração e aprofundamento são destinados à revista, o site Sentidos tem se consolidado como opção para busca de notícias, serviços, ponto de encontro na sala de bate papo, classificados e agenda de eventos para o usuário.

Mostra de Artes Plásticas do Projeto Estação Especial da Lapa
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 – Bairro da Luz
Quarta-feira, dia 3 e quinta-feira, dia 4
Das 10 às 18 horas