Estação Especial da Lapa leva obras de arte produzidas por portadores de deficiência à Pinacoteca

Aviso de Pauta - Quarta-feira, 3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência

qui, 27/11/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

Acrílica sobre tela - pedro Moacir Vinhole Filho - Oficina de Desenho, Pintura e Colagem/2000Na próxima quarta-feira, dia 3 de dezembro, data em se comemora o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência, será instalada, na Pinacoteca do Estado, a Mostra de Artes Plásticas do Projeto Estação Especial da Lapa. O evento será aberto pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, às 10 horas. A realização é uma parceria do Fussesp com a Revista Sentidos, além da colaboração da Pinacoteca do Estado e da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra estará aberta para visitação também na quinta-feira, dia 4.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1991, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde então, é celebrado em 3 de dezembro em todos os países.

Acrílica sobre eucatex - Daniel Tibiriça Augusto - Oficina Livre/2000Durante a abertura da Mostra, haverá apresentação de balé de Aline Tomaz, portadora da síndrome de Down, que venceu suas limitações e se destacou no desenvolvimento artístico.

Os trabalhos desenvolvidos nas oficinas culturais fazem parte do acervo da Estação Especial da Lapa. São pinturas em óleo sobre tela, esculturas em pedra sabão, xilogravuras e peças elaboradas com material reciclado, além de obras em tinta acrílica sobre madeira. Cerca de 30% dos freqüentadores das atividades não são portadores de deficiências e interagem com os demais usuários num processo de inclusão social.

Cerâmica sobre madeira Coletiva - Oficina de Cerâmica/1999Segundo Mônica Nunes, curadora da mostra, o objetivo deste projeto é apresentar o resultado de algumas técnicas desenvolvidas na Estação Especial da Lapa. “A arte transcende limites. Ela desperta a consciência, reaviva o indivíduo e o impulsiona para o desenvolvimento. A arte liberta emoções e sentimentos e favorece a auto-estima”, considera.

Estação Especial da Lapa

Inaugurada em 1990, a Estação Especial da Lapa (EEL), Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano, é um espaço público voltado especialmente às pessoas portadoras de deficiências e seus familiares. Vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, a EEL conta com diversos parceiros da iniciativa privada e de órgãos governamentais. Tem como objetivo garantir os direitos e resgatar a cidadania desse segmento, proporcionando a inclusão social e consequentemente a melhora da qualidade de vida de seus usuários. Atualmente, a Estação Especial da Lapa atende a cerca de 1.200 pessoas.

A EEL desenvolve os aspectos cultural e profissional dos portadores de deficiência por meio de cursos profissionalizantes teórico-prático, oficinas ocupacionais, culturais e de lazer, além de atividades esportivas (esporte adaptado). Conta ainda com programas que abordam diretamente os aspectos educacionais e de complementação terapêutica, como eqüoterapia.

Revista e site Sentidos

A revista e o site Sentidos são veículos de comunicação com conteúdo voltado à inclusão social das pessoas, com ênfase na questão das deficiências. Completando o terceiro ano de existência, as publicações já conquistaram espaço junto aos formadores de opinião, em virtude da linha editorial adotada, e a colaboração de pessoas interessadas no assunto. Enquanto os temas que requerem mais elaboração e aprofundamento são destinados à revista, o site Sentidos tem se consolidado como opção para busca de notícias, serviços, ponto de encontro na sala de bate papo, classificados e agenda de eventos para o usuário.

Data: Quarta-feira, dia 3 de dezembro de 2003
Horário: 10 horas
Local: Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2 – Região
Central da Capital

Cíntia Cury