Estação Especial da Lapa é opção de lazer e cultura a portadores de deficiência

Há vagas disponíveis para oficinas culturais, aulas de esporte e cursos profissionalizantes. Tudo gratuito para incentivar a inserção social

ter, 02/12/2003 - 10h50 | Do Portal do Governo


O lugar parece um clube. Piscina coberta, quadra poliesportiva, sala de ginástica, local para caminhada e cooper, espaços culturais, cursos profissionalizantes, auditório e refeitório. São cinco mil metros quadrados disponíveis, de segunda-feira a sábado, em uma região de fácil acesso na Capital. A Estação Especial da Lapa atrai semanalmente cerca de 1.200 pessoas, a maior parte formada por portadores de deficiência física ou mental, que vão em busca de descontração, convívio social e atividades de desenvolvimento físico e intelectual.

Localizado na Lapa, Zona Oeste da Capital, em uma antiga estação de trem, o local recebe freqüentadores de todos os pontos da cidade. Em geral, são pessoas que passaram por grandes dificuldades para superar obstáculos, sobretudo o preconceito da sociedade e a ausência de espaços adaptados às suas necessidades.

Exemplos de pessoas que conheceram na Estação uma nova forma de viver não faltam. Criada em uma época na qual os portadores de deficiência ficavam presos dentro de casa e não tinham chance de se desenvolver, Aparecida Fonseca Soares, 50 anos, é hoje uma freqüentadora assídua. Há três meses, ela está reaprendendo a viver. Iniciou o curso de ‘Serviços Administrativos’, um dos diversos oferecidos na Estação, e agora não quer parar mais de aprender.

Durante a juventude, Aparecida não pôde trabalhar nem estudar. Com a mãe falecida e o pai trabalhando, ela assistiu da sua casa aos anos passarem. ‘Não tinha ninguém para me carregar e eu ficava lá’, lembra. Hoje, sua rotina é diferente. Ela sai todos os dias de Guaianazes, Zona Leste, e vai de ônibus até a Estação da Lapa, onde aprendeu a datilografar e, em breve, fará o curso de telemarketing. ‘Só de sair de casa, o que eu nunca fiz, já é um grande avanço.’

A diretora da Estação da Lapa, Vera Lúcia Alves, explica que o local tem os equipamentos necessários para uma boa qualidade de vida. Tudo é adaptado para atender aos portadores de todos tipos de deficiência. ‘Então, você consegue trabalhar com as diferenças de uma forma muito natural e dá a possibilidade das pessoas desenvolverem seu potencial’, destaca, acrescentando que o objetivo principal é fazer com que as pessoas consigam se inserir na sociedade de maneira útil.

Vagas disponíveis

Há vagas disponíveis para quase todas as oficinas culturais, atividades esportivas e alguns cursos profissionalizantes. Vera Lúcia informa que a Estação da Lapa é o maior centro de convivência do Brasil voltado aos portadores de deficiência.

Segundo ela, o local tem estrutura pronta para atender até três mil alunos. ‘Temos vagas abertas para as atividades esportivas e para quase todas as 60 oficinas culturais’, disse, citando alguns cursos, como percussão, dança, canto, artes plásticas e cerâmica. ‘O potencial é imenso e agora começamos a trabalhar aos sábados, atendendo aos usuários da Estação e a comunidade’, anuncia.

Cursos profissionalizantes

A maioria dos participantes da Estação Especial da Lapa carrega o sonho de arranjar um emprego. A unidade oferece diversos tipos de cursos profissionalizantes para auxiliar os portadores de deficiência a entrarem no mercado de trabalho.

A professora do curso de “Costura Industrial Básica”, Maria Cristina Farkas, define bem o espírito do grupo. “Eles são muito interessados. Quando uma pessoa é colocada à margem da sociedade e surge uma oportunidade de mostrar o contrário, ela faz bem feito”, explica. Segundo ela, alguns ex-alunos estão empregados em empresas e outros trabalham na própria residência. As roupas fabricadas na Estação da Lapa são doadas para os próprios alunos.

Outro curso com bastante procura é o de “Serviços Administrativos”, que engloba aulas de datilografia, recepção, portaria, arquivo, telex, fax e zeladoria. De acordo com a professora Ilva Maria Camolez, os alunos saem com um leque de oportunidade de trabalho. “Ele podem atuar em bancos, escritórios, secretaria de escolas, portaria de prédio, zeladoria, recepção de consultórios e correio”, diz. Após concluir este curso, os alunos geralmente passam para o curso de informática e saem com um certificado do Senai. Os cursos de Tapeçaria, Tear, Hidráulica e Elétrica também despertam bastante interesse.

Vera Lúcia informa que atualmente há vagas para os cursos de informática, telemarketing e padaria.

Como se inscrever

Os interessados em se inscrever para algum tipo de atividade na Estação Especial da Lapa podem ligar para o número (0xx11) 3873-6760 e procurar a Secretaria de Cursos. Tudo é gratuito. Setenta por cento das vagas são destinadas a portadores de deficiência. A Estação é mantida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), com o apoio de parceiros da iniciativa privada e órgãos públicos. A Estação está localizada na Rua Guaicurus, nº 1.274 – Lapa.

Rogério Vaquero