Estação Especial da Lapa abre inscrições para 1.500 vagas em cursos para portadores de deficiência

nd

seg, 21/07/2003 - 12h29 | Do Portal do Governo

A Estação Especial da Lapa, órgão vinculado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), abre inscrições para 1.500 vagas direcionadas a portadores de deficiência que queiram fazer cursos profissionalizantes, oficinas culturais, projetos especiais, condicionamento e esportes adaptados. O espaço público destina 70% de suas vagas a portadores de deficiências, visando propiciar sua inclusão social. As atividades são desenvolvidas das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

As vagas disponíveis nas Oficinas Culturais são nas áreas de teatro de animação, artes e acessórios, origami, arte e natureza, oficina tridimensional, criar e vivenciar no vagão, Brasil capoeira, bricolagem, marcenaria e marchetaria, sensibilidade musical, flauta doce, horta e jardinagem, plantando a preservação, expressão tridimensional em cerâmica, visualidade poética do barro e dos sentidos, objetos em madeira, contando histórias, folclore e teatro, percussão, violão e oficina da canção e banda, artes têxteis, tecelagem manual, redescoberta do movimento através da dança, dança uma possibilidade de comunicação, ação e transformação, interpretando a expressão da dança, reciclagem e encadernação e cartonagem.

Para os Cursos Profissionalizantes há vagas nas áreas de tapeçaria de móveis, informática, tricô à máquina, serviços administrativos, arte em couro, panificação e confeitaria, costura, telemarketing, elétrica, hidráulica e pintura. Os deficientes visuais que fazem cursos de informática aprendem em softwares totalmente adaptados para eles, por meio do programa virtual vision. O espaço é aberto também para o acesso livre à internet. Os freqüentadores podem fazer trabalhos e digitar currículos no Infocentro. Ao chegar, o usuário preenche um termo de adesão e pode utilizar os computadores por 30 minutos.

O espaço para Condicionamento Físico e Esporte Adaptado oferece atividades nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, caminhada, condicionamento físico, educação motora, futsal, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, hidroterapia, ritmo e expressão e vôlei. Há também a oficina de libras (linguagens de sinais) e a Equoterapia.

A Estação Especial da Lapa fica na rua Guaicurus, 1.274 – Lapa. Outras informações sobre as atividades podem ser obtidas no telefone 3873-6760 ou no site www.eelapa@fussesp.sp.gov.br.