Estação de Tratamento de Esgotos de Arujá vai impedir a poluição do Córrego Baquirivu

Alckmin entregou a Estação, inaugurou uma avenida e anunciou parceria com a Prefeitura para um novo trevo na Rodovia Dutra

ter, 08/06/2004 - 15h16 | Do Portal do Governo


Arujá é mais um município paulista a alcançar grande avanço no setor de saneamento básico. A cidade, que nos últimos anos conseguiu atingir o índice de 100% de água tratada, agora irá passar de 0 para 70% na coleta de esgoto. Todo o esgoto coletado será encaminhado para uma Estação de Tratamento, impedindo que o Córrego do Baquirivu receba o material poluído.

A entrega da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Arujá foi realizada nesta terça-feira, dia 8, pelo governador Geraldo Alckmin. Além de beneficiar diretamente cerca de 25 mil moradores dos bairros do Centro, Parque Rodrigo Barreto, Jordanópolis e Center Ville, o tratamento do esgoto irá colaborar no programa de despoluição do Rio Tietê. “O esgoto que era jogado in natura no córrego Baquirivu agora chegará sem poluentes no Rio Tietê”, explicou Alckmin.

O prefeito de Arujá, Abel José Larini (PL), elogiou a evolução conquistada nos últimos anos pelo município no setor de saneamento, devido à parceria com o Governo do Estado. “O rodízio de água atrapalhava muito o dia-a-dia da cidade. Uma senhora chegou a ficar 14 dias sem água em sua residência. Hoje, temos 100% de água tratada e também começamos a avançar na coleta de esgotos”, observou.

O presidente da Sabesp, Dalmo Nogueira, lembrou que a empresa investe mais de R$ 1 bilhão por ano em obras por todo o Estado de São Paulo. “Essas obras não aparecem muito aos olhos da população, mas são fundamentais para melhorar a saúde, a qualidade de vida e do meio ambiente”, destacou, acrescentando que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cada um real aplicado em saneamento representa uma economia de quatro reais em saúde curativa. A ETE de Arujá contou com R$ 3,5 milhões de investimentos do Estado.

Avenida Mário Covas e novo trevo

Antes de entregar a nova estação de tratamento, o governador vistoriou as obras de urbanização da Avenida Mário Covas, que está ajudando a desafogar o tráfego em Arujá. Foram realizadas obras de pavimentação, terraplenagem, drenagem superficial, guias e sarjetas, ao longo de 5,2 quilômetros da margem direita do Córrego Baquirivu.

Alckmin também anunciou que irá estabelecer uma parceria com a Prefeitura para fazer a primeira etapa de um novo trevo de acesso à Rodovia Dutra. “A Prefeitura vai nos apresentar o projeto e orçamento para firmarmos a parceria”, disse. Outra novidade será a implantação de uma unidade do Banco do Povo em Arujá, que já está autorizada.

Rogério Vaquero