Estação da Luz vai sediar um Centro Mundial de Referência da Língua Portuguesa

Local irá oferecer informações permanentes sobre o idioma e contará com espaços para exposições culturais

sex, 05/07/2002 - 17h27 | Do Portal do Governo


Um Centro de Referência Mundial da Língua Portuguesa começou a ser construído em São Paulo para valorização do idioma e prestação de serviço público. O local escolhido para sediar este Centro foi o prédio da Estação da Luz, no Centro da Capital, pela grande quantidade de pessoas que passam por lá diariamente.

O espaço, que será todo restaurado em 30 meses, passará a contar com um acervo permanente de informações sobre a Língua e pavilhões para oficinas e exposições culturais. A iniciativa está sendo desenvolvida pelos governos Estadual e Federal e terá importante participação de empresas privadas.

O lançamento do projeto foi realizado nesta sexta-feira, dia 5, pelo governador Geraldo Alckmin; o ministro da Cultura, Francisco Weffort; e os presidentes das empresas parceiras. O governador destacou a importância da valorização do idioma. ‘A Língua Portuguesa é o grande laço da identidade brasileira’, analisou.

O Português é a quinta língua mais falada no mundo. É o idioma oficial de oito países e de 200 milhões de pessoas. O ministro Weffort destacou que a criação deste Centro deverá atrair a atenção de todas as nações que falam a Língua Portuguesa. ‘É a criação de uma política de Estado para a valorização do idioma’, afirmou.

As diferenças de sotaques regionais, as gírias brasileiras e os modismos que retratam as diversas épocas do País terão destaque no Centro. ‘A Língua é viva. A cada dia ela agrega novos valores. Aqui será feito um trabalho dinâmico para atrair pessoas de todas as idades’, observou o governador.

O acesso ao Centro será gratuito e a população terá facilidade de chegar ao local, devido à integração entre Metrô e Trem que acontece na Estação da Luz. ‘Aqui se integram todos os trens que vêm da Zona Leste e Noroeste com o Metrô. Teremos mais de 400 mil pessoas passando por dia. A integração, feita no subterrâneo, libera todo o restante da Estação para a área cultural’, explicou Alckmin.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, disse que o século XXI está sendo importante pelo desenvolvimento de altas tecnologias, mas destacou que o homem não pode esquecer o que é mais essencial, que é a sua natureza. ‘A Literatura, a leitura e a cultura são instrumentos fundamentais para o homem fazer essa viagem ao seu interior’, defendeu.

Além da importância para a valorização da Língua Portuguesa, o projeto também será importante para o desenvolvimento de São Paulo. Para o secretário da Cultura, Marcos Mendonça, o restauro da Estação da Luz contribuirá para resgatar o Centro da Capital. ‘Estamos voltando às origens, quando a Luz era um dos bairros mais freqüentados e importantes da Capital’, disse.

As empresas parceiras na implantação do Centro de Referência da Língua Portuguesa são: IBM do Brasil, Correios, Rede Globo, Telesp Celular, Portugal Telecom, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Grupo Spenco, Gráfica Takano e Petrobrás.

Rogério Vaquero