Estação da Lapa abre mais de três mil vagas em várias atividades para portadores de deficiência

Atividades serão desenvolvidas das 8h às 17h30

ter, 18/01/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo


A Estação Especial da Lapa, vinculada ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), abre inscrições para mais de três mil vagas em diversas atividades esportivas, culturais e cursos profissionalizantes gratuitos. Com 70% das vagas para pessoas portadoras de deficiência e 30% à comunidade carente em geral, as atividades serão desenvolvidas das 8 às 17h30.

OFICINAS CULTURAIS

As vagas disponíveis nas Oficinas Culturais são nas áreas de teatro de animação, artes e acessórios, origami, arte e natureza, oficina tridimensional, criar e vivenciar no vagão Brasil, capoeira, bricolagem, marcenaria e marchetaria, sensibilidade musical, flauta doce, horta e jardinagem, plantando a preservação, expressão tridimensional em cerâmica, visualidade poética do barro e dos sentidos, objetos em madeira, contando histórias, folclore e teatro, percussão, violão e oficina da canção e banda, artes têxteis, tecelagem manual, redescoberta do movimento através da dança, dança uma possibilidade de comunicação, ação e transformação, interpretando a expressão da dança, reciclagem e encadernação e cartonagem, entre outras.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Para os Cursos Profissionalizantes há vagas nas áreas de tapeçaria de móveis, informática, tricô à máquina, serviços administrativos, arte em couro, panificação e confeitaria, costura, telemarketing, elétrica, hidráulica, pintura entre outras. Os deficientes visuais que fazem cursos de informática aprendem em softwares totalmente adaptados para eles, por meio do programa virtual vision. O espaço é aberto também para o acesso livre à internet. Os freqüentadores podem fazer trabalhos e digitar currículos no Infocentro. Ao chegar, o usuário preenche um termo de adesão e pode utilizar os computadores por 30 minutos.

ESPORTES ADAPTADOS

O espaço para Condicionamento Físico e Esporte Adaptado oferece atividades nas seguintes modalidades: atletismo, basquete, caminhada, condicionamento físico, educação motora, futsal, ginástica rítmica desportiva, judô, natação, hidroterapia, ritmo e expressão e vôlei. Há também a oficina de libras (linguagens de sinais), Equoterapia, entre outras.

A Estação Especial da Lapa fica na rua Guaicurus, 1.274 – Lapa.
Inscrições e outras informações podem ser obtidas no telefone 3873-6760, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 ou no site www.fundosocial.sp.gov.br