Estação Ciência: Novo Planetário permite visualizar nove mil estrelas

Outra novidade oferecida é a simulação de uma viagem ao espaço

qua, 13/10/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo

Uma surpresa para quem costuma visitar a Estação Ciência. O antigo Planetário, uma das grande atrações do local, foi substituído por um maior, com capacidade para 60 pessoas. Construído pela empresa nacional AsterDomus, tem cinco metros de altura. O novo equipamento utiliza tecnologia de ponta, que permite visualizar 9 mil estrelas, a linha do Equador, o Meridiano, além dos movimentos rotacionais, como os da Terra. As constelações que aparecem em determinadas épocas do ano, como a de Pégasus (na primavera); a de Orion (no verão); a de Leão (no outono), e a de Escorpião (no inverno) poderão ser observadas pelos apreciadores.

Outra novidade oferecida pela Planetário AsterDomus é a simulação de uma viagem ao espaço, à superfície da Terra ou através do tempo com a participação do público. Nessas apresentações, os monitores mostram o céu em três fases: no início da tarde, no meio da madrugada e durante o amanhecer. As sessões, com duração de pelo menos 30 minutos, são apresentadas de terça a sexta-feira, a partir das 9 horas; aos sábados, domingos e feriados, a partir das 14 horas.

SERVIÇO:

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1.394 – Lapa. E o Planetário AsterDomus está instalado no piso inferior, próximo à área da Petrobras.
Mais informações pelo telefone (11) 3673-7022

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)