Estação Ciência: Mostra internacional exibe programas sobre Ciência e Tecnologia

Evento começa nesta terça-feira, dia 5

ter, 05/11/2002 - 8h13 | Do Portal do Governo

A 8ª Mostra Internacional de Ciência na TV – Ver Ciência 2002, será realizada entre os dias 5 e 10 de novembro na Estação Ciência. Serão exibidos diversos programas sobre divulgação científica vinculados pelas televisões do mundo todo. Durante uma semana serão mostrados documentários e programas televisivos, nacionais e internacionais, sobre as novidades no campo da ciência e tecnologia nos últimos meses.

Os coordenadores do evento são Sérgio Brandão e José Renato Monteiro, diretores da Associação Internacional Ver Ciência e curadores da Mostra que pretende, mais uma vez, trazer ao público informações que não estão acessíveis normalmente, colocando o Brasil no circuito da divulgação científica. ‘A programação é selecionada para fazer uma marca anual sobre os grandes temas em discussão, como Biotecnologia, Clonagem e Origem e Perspectivas da Vida Humana’, explica José Renato.

Serão apresentadas produções de mais de 10 países, entre eles, o Canadá, com o documentário Mentes Curiosas e a França, com Escolas de Feto. Serão exibidos também programas e séries de emissoras como a inglesa BBC, com o programa Futebol e Psicologia e a brasileira Cultura com o X-Tudo. Muitos trabalhos foram selecionados no mais importante encontro de televisão e vídeos científicos do mundo, o Rencontre Internationales de ‘Audiovisuel Scientifique/ Image et Science, realizado em Paris há mais de 20 anos.

A 8º edição do evento integra o Circuito Cultural Banco do Brasil e é resultado de uma parceria com a Petrobrás, Banco do Brasil e Ministério da Cultura. ‘A idéia é que a mostra seja uma janela para uma TV que ainda não é vista no Brasil. Em outros países o tema é visto em horário nobre’, comenta José Renato. Seguindo esse projeto de ver a ciência mais presente na televisão, é exibido toda quarta-feira, às 20h, na TV Cultura, o programa Ver Ciência, que traz a cada edição um novo documentário sobre os avanços científicos e tecnológicos.

A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1394, Lapa. A entrada é gratuita. As sessões são realizadas todos os dias a partir das 9 horas, com visitas especiais para escolas.

Mais informações: 3675-8828 com Renata, site: http://www.eciencia.usp.br