Estação Ciência: Estudantes de escola estadual participam de Desafio Internacional

Evento será na quinta-feira, dia 4

qui, 28/10/2004 - 15h14 | Do Portal do Governo

Estudantes da Escola Estadual Paulo Trajano da Silveira Santos participam, às 11h30, na quinta-feira, dia 4, do Desafio do Ovo, proposto pelo projeto Mão na Massa, da França, que acontece em oito países simultaneamente.

Os alunos da 4ª série estarão na Estação Ciência participando do Desafio do Internacional 2004 , realizado dentro do projeto ‘World Space Week’, traduzido e proposto pela European Space Agency (ESA). A participação acontece através do projeto Mão na Massa, desenvolvido pela Estação Ciência.

O desafio será realizado simultaneamente em oito países: Brasil, Chile, Canadá-Quebec, Colômbia, França, Espanha, Marrocos e Sérvia. Em sua terceira edição, a proposta é o estudante ‘Ovonauta’, lançar um ovo de um altura de dois metros, sem que ele se quebre ou trinque.

É o aprendizado científico sendo aplicado na prática através de um desafio internacional. Para conseguir atingir o objetivo proposto, os estudantes têm trabalhado bastante.

Eles construíram um sistema de aterrissagem com os materiais
estipulados pelos organizadores do desafio, seguindo também algumas regras.

O sistema de aterrissagem deve ter no máximo 30 centímetros, tanto de altura, quanto de comprimento e largura. O ovo deverá aterrissar dentro de um círculo de um metro de diâmetro, situado na área vertical da zona de lançamento. Serão premiadas as categorias: o mais eficaz (menos ovos utilizados); o mais original; o mais lento; o mais preciso (que cair mais próximo ao centro da zona de aterrissagem); e o melhor caderno de experiências (elaborado durante o processo do trabalho).

O ABC na Educação Científica – Mão na Massa é uma proposta de abordagem da ciência no Ensino Fundamental, através de atividades experimentais simples. A metodologia procura favorecer a observação e o trabalho em grupo, além de auxiliar no desenvolvimento das linguagens oral e escrita das crianças. A proposta, vem sendo adaptada e implementada no Brasil desde 2001 com o apoio da Academia Brasileira de Ciências através de alguns pólos nacionais, entre eles, a Estação Ciência que atua junto ‘a Rede Estadual de Ensino.

Da Assessoria de Imprensa da Estação Ciência/ Rosane Storto/L.S.