Estação Brás da CPTM comemora 135 anos

Cerca de 157 mil usuários passam diariamente pelo local

sex, 15/02/2002 - 14h58 | Do Portal do Governo

Neste sábado, dia 16, a Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comemora 135 anos de fundação. Outras seis estações também fazem aniversário amanhã: Santo André (que se chamava Estação São Bernardo), Rio Grande da Serra e Paranapiacaba (que tinha o nome de Alto da Serra), Água Branca, Perus e Francisco Morato (antiga estação Belém).

Inauguradas em fevereiro de 1867, estas estações fazem parte da primeira estrada de ferro em solo paulista: a São Paulo Railway (1867-1946). Elas foram construídas por investidores ingleses para transportar o café das lavouras até a região portuária. Em 1946, após o fim da concessão governamental, passou a pertencer à União com o nome de Estrada de Ferro Santos – Jundiaí (EFSJ).

Algumas dessas estações deram origem a bairros e municípios populosos da Região Metropolitana como Santo André, Rio Grande da Serra, Perus e Francisco Morato. Na Estação Brás, que está entre as mais importantes da CPTM, chegam a embarcar cerca de 157 mil usuários por dia.

Atualmente, a Estação Brás passa por obras do Projeto Integração Centro, que ligará os sistemas ferroviário e metroviário da cidade, sem a necessidade de baldeação, reduzindo o tempo de viagem dos usuários.