Esportes: Unesp participa de parceria para implantação de Centro Nacional de Atletismo

O Estado vai liberar R$ 60 mil para compra de equipamentos

ter, 18/02/2003 - 15h15 | Do Portal do Governo

A Unesp terá uma participação expressiva na preparação do Brasil para as competições internacionais de atletismo. Uma parceria assinada no último dia 14, entre a Secretaria de Esportes de Presidente Prudente, o Governo do Estado, a Unesp e a Unoeste garantiu a criação do Centro Nacional de Alto Rendimento de Atletismo, onde ocorrerá a preparação da equipe brasileira de fundistas e meio-fundistas para os campeonatos mundiais e Olimpíadas.

A assinatura do convênio, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, teve a presença do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, do reitor da UNESP José Carlos Souza Trindade, atletas olímpicos e demais representantes das organizações envolvidas nessa união de esforços.

‘Essa parceria tem um significado muito importante tanto do ponto de vista técnico, com a utilização da nossa pista pela equipe brasileira, como pelo lado acadêmico, no desenvolvimento das atividades dos nossos alunos e docentes dos cursos de Educação Física’, acentuou Trindade.

O secretário Grael assinalou que outra conseqüência da criação do Centro será a obtenção de mais patrocinadores para os trabalhos de preparação dos atletas. ‘Temos aqui técnicos e esportistas de nível internacional, além do corpo docente de qualidade da Unesp, que dá suporte e transforma este local num Centro de excelência’, disse. O Governo do Estado já anunciou a liberação de R$ 60 mil para compra de equipamentos.

Um dos fundistas da equipe brasileira, Sanderlei Parrela disse que, com a pista e o Centro de Treinamento, haverá melhores condições para a conquista de medalhas. ‘Estamos treinando numa pista de Primeiro Mundo, que por ser mais macia dificulta a ocorrência de contusões’, acrescentou Claudinei Quirino, também da equipe medalha de prata em revezamento 4×100 metros no último Mundial. O Centro será utilizado, ainda, pelas escolinhas de atletismo que integram um projeto de formação de novos atletas.

C.A